Na estação do inverno a umidade do ar costuma ser baixa. O clima seco do inverno pode agravar várias doenças típicas da estação mais fria do ano, como a Síndrome do Olho Seco ou Síndrome da Disfunção Lacrimal que ocorre quando não há a produção de lágrimas ou quando existe alteração em algum de seus componentes. Fatores ambientais também podem induzir a evaporação da lágrima e com isso aumentar a sintomatologia do olho seco, tais como: excesso de exposição ao sol, poluição, ar condicionado, uso de computador e ventos fortes diretamente nos olhos.
Algumas pessoas não produzem lágrimas o suficiente e por isso o olho não é lubrificado de forma correta, gerando desconforto e sensação de olhos secos.
Os olhos necessitam das lágrimas para permanecerem hidratados. Esta hidratação pode não ser suficiente, quer seja por alguma deficiência na produção da lágrima ou por alguma imperfeição no mecanismo de lubrificação dos olhos.
A lágrima é primordial para a lubrificação, nutrição e proteção das estruturas oculares externas, como córnea e conjuntiva. Quando sofre alteração em quantidade ou qualidade, essas estruturas deixam de funcionar corretamente ou mesmo sofrem determinadas consequências, gerando ardor nos olhos, coceira, irritação, olhos vermelhos, visão turva, sensação de corpo estranho ou areia nos olhos e desconforto na leitura, ao assistir televisão ou trabalhar em frente à tela do computador por longo período.
Os olhos secos também podem estar relacionados à carência de vitamina A, doenças da tireoide, Parkinson e doenças sistêmicas ou autoimune como artrite, lúpus, síndrome de Sjögren e síndrome de Steven Johson.
Pessoas com sintoma de olho seco devem procurar o oftalmologista e seguir o tratamento indicado.
Vale a pena conhecer algumas dicas para aliviar o desconforto dos olhos secos:
Evite longos períodos na frente da tela do computador (deve-se fazer pequenas pausas)
Hidrate-se
Evite contato com irritantes (Ex: ar condicionado e fumaça de cigarro)
Faça a higiene ocular adequada
Adicione ômega 3 à sua alimentação
Tome os cuidados adequados com sua lente de contato
Redes Sociais