O Hospital de Força Aérea do Galeão, HFAG, será o hospital de referência durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 para o atendimento de vítimas de DBQRN (Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear). Para assumir esta tarefa, os militares da Aeronáutica realizaram cursos, submeteram-se a simulados, participaram de visitas técnicas e readequaram sua estrutura.
Com o treinamento de pessoal, a adequação das instalações e aquisição dos equipamentos, o HFAG estará preparado para receber vítimas de agentes biológicos químicos, radiológico e nucleares. A unidade da Ilha do Governador passou por um longo treinamento para lidar com situações adversas na época das Olimpíadas.
Nos dias 17 e 18 de junho, os militares da unidade fizeram mais um treinamento interno com a montagem da tenda de descontaminação para atendimento de pessoas com possíveis agentes radioativos.
Ao ser encaminhada para a estrutura que ficará disponível durante as olimpíadas a vítima será descontaminada e, após isso, transferida para o Centro de Tratamentos de Queimados (CTQ) onde também está sendo preparada uma estrutura especial: dois quartos multipropósitos, blindados, para o tratamento de possíveis vítimas.
Para que o atendimento seja eficiente e eficaz, a unidade formou 10 equipes médicas para descontaminação e monitorização, onde cada pessoa utilizará trajes de proteção individual.
A operação foi coordenada pelo Major Médico Jayme Mendes, Chefe do Setor de Medicina Nuclear do HFAG e membro da Comissão de Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear.
Redes Sociais