Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerado o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
A Residência Médica do Hospital de Força Aérea do Galeão tem como objetivo principal a formação técnico-científica do médico nas especialidades oferecidas pelos diversos programas.
O Programa, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
O HFAG é o mais moderno, completo e equipado hospital da Força Aérea Brasileira, sendo considerado referência em diversas especialidades.
Os residentes do HFAG tem acesso à maior biblioteca médica digital do planeta. São mais de 1000 e-books, 600 periódicos, 2.000.000 de imagens, 1400 páginas de tópicos, vídeos de procedimentos, Guideliness e ensaios clínicos, monografias sobre drogas e o Medline completo. Estão ainda disponíveis o UpToDate e a Rede RUTE (Rede Universitária de Telemedicina). O HFAG possui também Comitê de Ética em Pesquisa do Sistema CEP-CONEP, do Ministério da Saúde.
Programas do HFAG:
- - Anestesiologia
- - Cardiologia
- - Cirurgia Cardíaca
- - Cirurgia Geral
- - Cirurgia Plástica
- - Cirurgia Vascular
- - Cirurgia Videolaparoscópica/R3
- - Clínica Médica
- - Dermatologia
- - Gastroenterologia
- - Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
- - Neurocirurgia
- - Ortopedia e Traumatologia
- - Pneumologia
- - Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Redes Sociais