No dia 25 de Janeiro de 2021, o Hospital de Aeronáutica de Belém, em conjunto com a SESMA, iniciou a primeira etapa da imunização de seus profissionais de saúde contra a COVID-19. Foram aplicadas 167 doses da vacina nos militares que estão trabalhando na linha de frente no combate à doença.
O Major Médico Paulo Henrique Nunes Pereira, Chefe da Divisão Médica do HABE, foi o primeiro a receber a vacina e comentou sobre a importância desse momento: “ Desde o início da pandemia, em que trabalhamos muito, esse é um momento com muitos sentimentos. Eu sinto hoje muita gratidão, alegria, alívio e esperança por ter chegado até aqui após os muitos atendimentos na linha de frente. Eu estive próximo e realizei procedimentos em muitos pacientes e sou grato por ter tido saúde nesses momentos. O alívio se dá pela esperança que a vacina nos proporciona, permitindo uma situação de maior controle da doença. A aplicação da vacina nos permite sonhar com a vida voltar ao normal. Ainda me sinto mais grato por ter sido vacinado no HABE, onde mais trabalhei em prol dos pacientes durante a pandemia.”
A vacinação chega em um momento decisivo para fortalecer o combate à pandemia do novo coronavírus, porém é importante frisar que os cuidados preventivos não devem ser esquecidos. Hábitos como a lavagem das mãos, uso de álcool gel, máscaras e o distanciamento social devem ser mantidos a fim de que sejam minimizadas as possibilidades de propagação do vírus até a efetiva vacinação da população.
Redes Sociais