Música que cura - Maio de 2025
Na manhã desta sexta-feira, 16 de maio de 2025, o Hospital do HABE foi palco de mais uma edição do Projeto Música que Cura, iniciativa da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) que visa promover a humanização do ambiente hospitalar por meio da música. A apresentação foi realizada em alusão ao mês de maio, em homenagem ao Dia das Mães, e proporcionou momentos de emoção, acolhimento e bem-estar aos pacientes, familiares e profissionais da saúde.
A ação contou com a participação dos militares: 1º Tenente QOCON Dent Camila Cirino, 1º Tenente QOCON Enf Alencar, 2º Tenente QOCON Enf Lilian, 2º Tenente QOCON Enf Moraes, 2º Tenente QOCON Enf Ranny Ramos, 2º Tenente QOCON Fisio Tarsila, 2º Tenente QOCON Enf Leal, 2º Tenente QOCON Dent Michele.
Durante a atividade, o grupo interpretou as canções “Esperando na Janela” e “Quando Te Vi”, com apresentações realizadas no hall da Unidade de Internação 01 e laboratório, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sala de espera do CAIS e na DOD.
A iniciativa foi acolhida por todos os presentes. Pacientes, acompanhantes e integrantes das equipes de saúde participaram com entusiasmo, demonstrando emoção e envolvimento. Além do caráter artístico, a música tem se mostrado uma valiosa ferramenta terapêutica, contribuindo significativamente para a redução do estresse, alívio da dor, melhora do estado emocional e fortalecimento dos vínculos interpessoais no contexto hospitalar.
Por meio do Projeto Música que Cura, o Hospital do HABE reafirma seu compromisso com a humanização do cuidado, promovendo ações integrativas que favorecem a saúde integral dos pacientes e a valorização dos profissionais de saúde.
Texto: Primeiro-Tenente Enfermeiro ALENCAR.
Fotos: Major Médica LEONITA.
HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM HOMENAGEIA AS MÃES DO SEU EFETIVO
No dia 9 de maio de 2025, Sexta-feira, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) promoveu uma homenagem às mães do seu efetivo.
A abertura do evento foi realizada pela Coronel Médica HELLEN, Diretora do HABE, que se fez acompanhar do Brigadeiro Médico BRAGA, Diretor do HFAB, o qual esteve na GUARNAE-BE durante a semana de 5 a 9 de maio de 2025.
A comemoração do Dia das Mães foi iniciada com a apresentação do Coral do HABE. Na sequência, foi servido o café-da-manhã e realizada oficinas de artes manuais e essências aromáticas. A manhã foi encerrada com atividades de reflexologia podal, ação executada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
“Achei sensacional a ideia de proporcionar um momento de relaxamento às Mães do HABE. Adorei as oficinas e o acolhimento das profissonais que realizaram a reflexologia podal. Quem dera que fosse possível termos toda semana um momento de relaxamento como esse. Nós militares precisamos muito”; comentou a Capitão Médica DANIELLE LUZ.
Ser mãe é amar com intesidade, cuidar com dedicação e inspirar com o coração. Feliz Dia das Mães!.
TEXTO:SUBOFICIAL DANIEGE
FOTOS: MAJOR MÉDICA LEONITA/ SOLDADO KEVYN
HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM RECEBE NOVOS OFICIAIS
Na Segunda-feira, 28 de abril de 2025, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) recebeu importante reforço na prestação de assistência à saúde à família militar no Pará.
Foram apresentados 38 Aspirantes-a-Oficial e um Segundo-Tenente, do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados, sendo 35 médicos, três farmacêuticos e um dentista,
Em 24 de fevereiro de 2025, no Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Belém (SEREP-BE), os novos integrantes do HABE iniciaram os Estágios de Adaptação e Serviço e de Adaptação Técnico (EAS/EAT 1/2025), do Serviço Militar Obrigatório (SMO 2025). A conclusão dos Estágios e Compromisso à Bandeira Nacional ocorreu em 24 de abril, em Cerimônia Militar presidida de Major-Brigadeiro do Ar JOSÉ VIRGÍLIO GUEDES DE AVELLAR, Comandante do I COMAR
Em suas palavras de boas-vindas, a Coronel Médica HELLEN PATRICIA RENDA DOS SANTOS, Diretora do HABE, ressaltou a importância do comprometimento com a instituição e o atendimento humanizado ao usuário.
TEXTO:SUBOFICIAL DANIEGE.
FOTOS: MAJOR MÉDICA LEONITA/ SUBOFICIAL DANIEGE.
HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM RECEBE VISITA TÉCNICA DO HOSPITAL GERAL DE BELÉM (HGeBe)

Na Terça-feira, 29 de abril de 2025, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) recebeu o Coronel Médico (EB) ANGELO BARLETTA NETO, Diretor do Hospital Geral de Belém, e comitiva em Visita Técnica às futuras instalações da central de quimioterapia e ao Serviço de Atendimento Multidisciplinar (SAM)
Durante a visita à obra da central de quimioterapia, foi analizado o espaço disponível e o projeto arquitetônico, com vistas à construção de espaço similar no HGeBe, em aproveitamento às expertizes desenvolvidas pelo HABE.
O mesmo entendimento aplicou-se à visita ao SAM. Com base nas técnicas e nos trabalhos desenvolvidos na atenção multidisciplinar, o HGeBe buscou as boas práticas do HABE, para implantar a metodologia e disponibilizá-la aos seus usuários.
O HABE se faz referência na prestação de assistência à saúde na Amazônia Oriental.
TEXTO: SUBOFICIAL DANIEGE.
FOTOS: HOSPITAL GERAL DE BELÉM.
HABE PARTICPA DA CAMPANHA MAMÃES SOLIDÁRIAS
No dia 8 de maio de 2025, Quinta-feira, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) participou da 5ª Edição da Campanha Mamães Solidárias, alusiva ao Dia das Mães do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA). A ação contou com a participação de mães voluntárias do efetivo do HABE que doaram sangue e também puderam se cadastrar como doadoras de medula óssea.
A comitiva das mamães solidárias foi organizada pela Subdivisão de Enfermagem. Contou com o apoio da Seção de Serviço Social e foi presidida pela Senhora Coronel Médica NECY KAWAMURA, Chefe da Divisão de Saúde do HABE.
Campanhas como essa se fazem sempre necessárias, pois uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas. O material contido em uma bolsa de sangue é separado em mais de um hemocomponente e pode ser utilizado em inúmeras situações clínicas. Para fazer a doação, é simples e rápido; leva no máximo uma hora. O interessado (a) se dirige ao local de doação, realiza o cadastro de doador, faz uma triagem clínica, a qual inclui teste de anemia. É verificada a pressão arterial; os batimentos cardíacos; peso e temperatura do (a) paciente. Em seguida, o (a) doador (a) responde a um pequeno questionário sobre sua saúde, assina o voto de autoexclusão e faz a doação.
“Essa parceria entre o HABE e o HEMOPA já vem de longa data e é de muita importância para a sociedade. Em especial, está caravana das mães que estiveram hoje conosco, pois demarca o início da Campanha das Mães de 2025. Estávamos aguardando ansiosamente a participação das mães do HABE, que sempre marcam presença e abrilhantam nosso dia. As mães de hoje, além de doarem sangue, doaram muito amor.” Palavras da Senhora PRISCILA GLEYCE NUNES NOBRE, assistente Social do HEMOPA que recepcionou a comitiva.
A ação solidária esteve em união harmoniosa com os valores da Força Aérea Brasileira (FAB): “O compromisso com o desenvolvimento da sociedade, participando de projetos e ações que beneficiem a população.”
Doar sangue é um ato de amor e um comprometimento com a melhora da nossa sociedade.
Texto: Pimeiro-Tenente CAMPELO.
Fotos: Segundo-Tenente ROBERTA ERSE/Soldado KEVYN.
I SIMPÓSIO DE LINHAS DE CUIDADO DO HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM

No dia 30 de abril de 2025, o Hospital de Aeronáutica de Belém realizou o I Simpósio de Linhas de Cuidado.
O evento teve por finalidade apresentar ao efetivo a organização das dinâmicas de atendimento do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS). O usuário atendido no serviço passa a ser inserido em uma linha de cuidado que o identifica e programa todos os procedimentos que ele precisará receber para ter seu cuidado recebido de forma integral.
Na ocasião, foram apresentadas as linhas de cuidado de saúde da mulher, hipertensão e diabetes, além de terem sido ofertadas informações doutrinárias sobre consulta de enfermagem.
A Aspirante Médica Natália da Silva Vieira de Araújo, médica de família que atua no CAIS, descreveu o evento como:
“A iniciativa foi de extrema importância para a formação do corpo de saúde do HABE, pois possibilitou a atualização de conteúdos e temas relevantes nos trabalhos em prol da atenção básica, capacitou novos integrantes da equipe sobre o funcionamento do fluxo, fomentou a discussão médica acerca do estabelecimento de protocolos nas principais queixas e comorbidades atendidas, assim como partilhou experiências e fortaleceu o aprendizado e a equipe. Dessa forma, contribuiu para um atendimento humanizado e bem alinhado com os diversos profissionais do Hospital. Foi uma oportunidade única de estabelecer sincronia e fortificar o espírito de corpo.”
O HABE seguirá promovendo encontros e capacitando seus profissionais em busca da otimização contínua do cuidado ofertado aos usuários.
Texto: Primeiro-Tenente Médico CARAJÁS.
Fotos: Soldado KEVYN.
CINETEA Ilumina o Mês de Conscientização do Autismo

No dia 23 de abril de 2025, o Serviço de Atendimento Multidisciplinar (SAM) promoveu, no auditório do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) um evento especial chamado CINETEA.
A atividade foi dedicada ao mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando um momento de lazer e integração aos pacientes e seus familiares.
Os participantes do CINETEA puderam desfrutar de uma exibição cinematográfica, cuidadosamente selecionada, apresentada em um ambiente acolhedor e adaptado.
A iniciativa teve por objetivo promover o bem-estar, a socialização e a inclusão, pilares importantes no acompanhamento das pessoas com TEA e demonstra o compromisso do HABE em oferecer um atendimento integral e humanizado, buscando proporcionar momentos de alegria e descontração ao público alvo.
A Sra. Rosalina Saraiva, avó de uma das crianças, em sua primeira participação em evento do SAM, compartilhou que “Foi maravilhoso, a presença das famílias aqui. A atenção de todas as meninas, todas maravilhosas, foi muito bom, eu achei muito importante. E que tenham outros momentos como este, muito lindo.”
O sucesso do evento reforça a importância de iniciativas como o CINETEA, que contribuem para a conscientização e a construção de uma sociedade mais inclusiva para as pessoas com autismo.
Texto: Segundo-Tenente VIVIAM FREIRE.
Foto: Cabo FONSECA.
Redes Sociais