HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM REALIZA ACIONAMENTO DE PLANO DE REUNIÃO

HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM REALIZA ACIONAMENTO DE PLANO DE REUNIÃO
No sábado, 22 de março de 2025, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou o acionamento do seu Plano de Reunião, com o objetivo de treinar o seu efetivo para Situações Especiais, como a decretação de Estado de Defesa, Estado de Sítio, Intervenção Federal e Garantia da Lei e da Ordem. A retirada de faltas e a definição das atividades a serem executadas ocorreu às 7 h, com todo o efetivo pronto no Pátio da Bandeira.
No decorrer da manhã foram implementadas ações voltadas para o combate à dengue, com a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti em toda área do Hospital, abrangendo tanto as edificações quanto as áreas externas, limítrofes aos muros.
Além disso, foi acompanhado o desenvolvimento da atividade RECICLAOSA, com foco no descarte adequado dos materiais descartáveis, assim como o Clean Day dos setores com a aplicação da metodologia 5S. Essa abordagem, que surgiu no Japão na década de 1950 como um pilar do sistema de produção no pós-guerra, traz diversos benefícios, como a melhoria do ambiente de trabalho, a redução do estresse, o aprimoramento do clima organizacional, o fortalecimento das relações interpessoais, a agilidade nas tarefas, a prevenção de problemas, a eliminação de distrações e a otimização de tempo e recursos.
A finalização dos trabalhos ocorreu às 11h, com a liberação do efetivo pela Sra. Diretora, Cel Med HELLEN PATRICIA RENDA DOS SANTOS.
TEXTO: SO SEF DANIEGE
FOTOS: CB SAU FONSECA e S2 KEVYN
Seção de Atendimento Multidisciplinar inicia Ciclo de Palestras e Eventos de 2025

Seção de Atendimento Multidisciplinar inicia Ciclo de Palestras e Eventos de 2025
No dia 24 de fevereiro, a Seção de Atendimento Multidisciplinar (SAM) do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) deu início ao seu ciclo de palestras e eventos da rede de apoio parental, com o tema "Orientações Básicas sobre a luz da legislação vigente", ministrada pela Tenente Andréa Melo, psicopedagoga.
O evento foi direcionado aos pais dos pacientes assistidos pela SAM e teve como objetivo fornecer informações importantes sobre as legislações e diretrizes nacionais sobre a educação. A Tenente Andréa Melo abordou temas como os direitos dos alunos, a importância da educação especial e o papel da família no processo de educação desses pacientes.
A palestra contou com a participação ativa dos pais, que puderam tirar dúvidas e trocar experiências. A Seção de Atendimento Multidisciplinar do HABE agradeceu a presença de todos e reafirmou o seu compromisso de oferecer um atendimento de qualidade e humanizado aos seus pacientes.
TEXTO: Primeiro-Tenente Relações Públicas Rafaella.
CERIMÔNIA ALUSIVA AO 80º ANIVERSÁRIO DO HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM
Na manhã do dia 15 de dezembro de 2023, foram realizados os eventos alusivos aos 80 anos do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), iniciando com a missa seguida pelo Descerramento da foto de Servidor Padrão. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, sendo recebida pela Senhora Diretora do Hospital De Aeronáutica de Belém, Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira. Durante a cerimônia, foram entregues os Títulos de Servidor Padrão aos militares que se destacaram no desempenho de suas funções no ano de 2023, bem como imposição de medalhas por tempo de serviço ativo.
Como Servidor Padrão foram agraciados: SO SEF Olavo Rodrigues da Silva (Categoria Graduado Padrão); SO SEF R/1 Heloisa Helena Figueira da Costa (Categoria Graduado PTTC Padrão); S2 SAU João Victor de Aviz Santos.
O HABE iniciou-se como Hospital de Primeira Classe na 1ᵃ Zona Aérea em Belém, criada através do Decreto-Lei n° 6.064, no dia 13 dezembro de 1943. Na época o efetivo da saúde era composto por apenas seis oficiais médicos. Atualmente, conta-se com mais de 450 profissionais nas mais diversas áreas da saúde e suas especializações, com alto nível de formação, selecionados criteriosamente nos diversos processos seletivos do COMAER, e que contribuem para a promoção de uma assistência de qualidade aos militares e dependentes.
“Agradeço aos Chefes de Divisões e Seções, que coordenaram os trabalhos neste ano, com a resposta positiva de seus subordinados, traduzindo os resultados que superaram nossas expectativas. Agradeço ao efetivo do HABE por sempre terem mantido o foco de suas atribuições, na melhor demonstração de espírito de corpo e superação das adversidades.”, disse a Coronel Ladjane.
-
00.
CERIMÔNIA ALUSIVA AO 82º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO SERVIÇO DA SAÚDE DA AERONÁUTICA
No dia 08 de dezembro de 2023, foi realizada a cerimônia militar alusiva ao 82° aniversário da criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica no Hospital de Aeronáutica de Belém. A formatura foi presidida pelo comandante do I Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, acompanhado da Diretora do Hospital de Aeronáutica de Belém, Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira.
Durante o evento foi feita a leitura da Ordem do Dia, que apresentou os avanços da Saúde da Aeronáutica para um futuro promissor. Enfatizou-se os benefícios do QUALI SISAU 100, um programa de melhoria contínua que visa implementou projetos diferenciados e estratégicos à saúde, bem como as vantagens que a plena implantação do prontuário eletrônico trouxe ao sistema. Destacou-se também os avanços tecnológicos, como telessaúde, robótica e inteligência artificial, que já fazem parte do cotidiano do cuidado em saúde.
A cerimônia foi marcada também pela entrega do título “Destaque Operacional” ao Capitão Médico Oftalmologista Jhonatan Diniz Soares e ao Suboficial SEF Zedson Alves da Rocha, militares que se tornaram exemplo para a tropa, exercendo suas atividades rotineiras com comprometimento, profissionalismo e destacando-se no desempenho de suas funções ao longo do ano de 2023.
Coral da Musicoterapia faz apresentação aos pacientes do HABE
O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), sob a direção da Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, iniciou no ano de 2023 a execução do Programa Quali SISAU 100, apoiado pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), tendo como parte integrante o projeto de musicoterapia visando a humanização no cuidado ao paciente e consequente bem estar, contribuindo para sua recuperação.
Dessa forma, ao longo do ano, foram feitas apresentações mensais de músicos e banda para pacientes internados. Como fechamento do projeto de musicoterapia 2023, a comissão de humanização e cuidados paliativos (CHCP) organizou um coral composto pelos militares profissionais da saúde que estão diretamente envolvidos no cuidado ao paciente. Foram 24 pessoas envolvidas dentre elas militares da ativa, militar da reserva e voluntários civis.
A apresentação consistiu em músicas com tema natalino e durante a apresentação foram entregues as mensagens motivacionais do dia com cartão especial de Natal aos pacientes internados (outro projeto que também foi desenvolvido pelo hospital ao longo do ano como parte do programa Quali SISAU 100).
“Me emocionei muito e agradeço o carinho e a atenção que estou recebendo de vocês. Isso é muito importante na nossa recuperação”, afirmou a paciente Ignez Lobato Moraes
“Os queridos colegas de trabalho do HABE, liderados pela amada Ten Genilma abraçaram minha alma ao entrarem pelo quarto em que estava internada cantando uma linda canção de Natal. Experiência maravilhosa, a atmosfera mudou, as vozes ecoaram e tocaram meu coração como um bálsamo. Senti o carinho e cuidado de Deus através das vozes que me abraçaram com efeito terapêutico sobre minha dor. Muito grata por esse presente de Natal! Inesquecível a emoção que senti. Gratidão e muita graça sobre a vida de cada um! Deus recompense a generosidade e os abençoe meus amigos”, afirmou emocionada a Ten Patrícia Souza que estava internada.
O coral também teve sua participação no almoço de 80 anos do HABE, estando presentes o Brigadeiro médico Laerte Lobato de Moraes e Brigadeiro médico Yoshibumi Kumeta além da diretora do hospital, Cel Ladjane. Foi possível apresentar ao efetivo e ao comando da aeronáutica este novo projeto estimulando pra o ingresso de mais membros.
O Hospital de Aeronáutica de Belém prossegue para o ano de 2024 mantendo os objetivos de melhoria no atendimento ao paciente com o programa Quali SISAU 100, desenvolvendo novos projetos e aprimorando os já existentes.
JORNADA CIENTÍFICA DO HABE 2023
No dia 14 de dezembro de 2023, foi realizada no Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), a XIX Jornada Científica do HABE em comemoração aos 82 anos de criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica e aos 80 anos de criação do HABE, abordando assuntos sobre a comunicação hospitalar. A abertura do evento contou com a presença do senhor Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação à Assistência Médico Hospitalar, Brigadeiro Médico Laerte Lobato De Moraes, que ratificou a importância do assunto ao Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).
Os palestrantes convidados foram o Dr. Adilan Koury e a Dra Paula Azevedo, que palestraram sobre comunicação hospitalar: aspectos bioéticos e repercussões jurídicas e comunicação efetiva e segurança do paciente, respectivamente. Em seguida houve um momento de discussão sobre as temáticas, tendo como coordenada a Maj Médica Leonita Barradas Ribeiro e como mediadora a Tenente Enfermeira Renata Freitas Almeida.
“A jornada foi muito engrandecedora, principalmente, sobre a comunicação efetiva entre os profissionais, já que no contexto do hospital, trabalhamos com várias especialidades, sendo estas fundamentais para o tratamento do paciente. O conhecimento repassado contribui para a eficiência do tratamento, trazendo benefícios ao usuário.”, afirmou a 1°Ten Dent Diana Lavareda.
HABE REALIZA JOGOS OLÍMPICOS PARA O EFETIVO DO HOSPITAL
Nos dias 06 a 11 de novembro, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), dirigido pela Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, realizou pela primeira vez as Olímpiadas do HABE e a 2° edição do Desafio 5.0. O evento foi alusivo aos 80 anos que o hospital completará em dezembro e teve apoio do CASSAZUM, Centro Social dos Suboficiais e Sargentos da GUARNAE-BE, e RAPTORS ADVENTURES.
A abertura das Olímpiadas ocorreu no ginásio do CASSAZUM, tendo a presença especial da Banda de Música da Aeronáutica e um momento de condução da Tocha Olímpica, destacando o momento. As quatros equipes disputantes foram denominadas pelas cores Azul, Branca, Amarela e Verde, podendo competir nas modalidades de vôlei, futebol, natação, jiu-jitsu e basquete.
“O HABE visa promover a prática de esportes com o objetivo de conscientizar sobre a importância da atividade física na prevenção de doenças como o AVC infarto. Além disso, estamos no Novembro Azul, e é fundamental reforçarmos sobre a prevenção do Câncer de Próstata e Diabetes. Contudo, foi muito gratificante perceber que essa semana esportiva proporcionou também união entre as pessoas, permitindo-lhes superar seus próprios obstáculos”, afirmou o Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HABE, Capitão Médico Fernando Mendes Paschoal Junior, idealizador e coordenador do evento.
O fechamento da programação aconteceu no sábado de manhã com o Desafio 5.0. Os atletas puderam correr 3km, participar da corrida de revezamento de 200m, da corrida de obstáculos e do cabo de guerra. Os competidores receberam medalhas de participação, sendo a equipe Azul, Branca e Amarelo premiada respetivamente com troféus de 1°, 2° e 3° lugar.
“Tenho imenso orgulho de fazer parte do HABE, que valoriza e incentiva a prática esportiva e o trabalho em equipe. Juntos, esses aspectos contribuem para a formação de valores fundamentais, como o respeito, a ética e a disciplina. Gostaria de parabenizar o Capitão Paschoal e toda e equipe pelo excelente trabalho na organização das Olímpiadas do HABE e do Desafio 5.0”, afirmou a Chefe da Seção de Pediatria do HABE, Capitão Médica Thais Cristina de Lima Matos, integrante da Equipe Azul.
Redes Sociais