No dia 31 de março ocorreu, no Parque do Utinga, a 5° Corrida e Caminhada de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ao Infarto Agudo do Miocárdio do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), com o objetivo de conscientizar e estimular a prática da atividade física para a prevenção de doenças vasculares.
O HABE, através da Divisão de Ensino e Pesquisa, em parceria com o Insituto AVC da Amazônia (IAVCA) e o Raptors Adventure foram os promotores do evento que contou com quase 200 inscritos entres militares e civil. “É imprescindível evitar o sedentarismo e a obesidade, pois 90% dos casos de AVC e Infarto podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis e simples, como possuir uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regulares”, explicou oidealizador da corrida, o Capitão Médico Neurologista Paschoal.
O AVC é definido como uma perda súbita da função cerebral causada por uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral. Pode ocorrer em todos os estágios da vida, mas a apresentação, fisiopatologia e outras perspectivas clínicas são variáveis dependendo da idade do paciente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 17,7 milhões de pessoas morrem no mundo a cada ano por doenças cardiovasculares. Isso representa 31% de todas as mortes no mundo, sendo que o Brasil está entre os 10 países com mais mortes. A prática de hábitos saudáveis no cotidiano é fundamental para cuidar da saúde do coração, sendo essencial também esse estímulo desde a infância.
Redes Sociais