Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HABE REALIZA O 9º CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EVACUAÇÃO AEROMÉDICA
Início do conteúdo da página

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou, entre os dias 14 a 17 de Setembro de 2022, a nona edição do Curso de Capacitação em Evacuação Aeromédica – CCEVAM, envolvendo militares do HABE e também de outras Forças, como o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar do Pará e Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

O CCEVAM, curso pioneiro neste tipo de atuação, foi idealizado pelo Brigadeiro Médico Eduardo Serra Negra Camerini, Diretor Veterano do HABE, que veio a Belém para ministrar instrução aos alunos sobre os tipos de transporte aeromédico, fisiologia respiratória,  aeroespacial e demais alterações de saúde, capacitando a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem a atuarem em situações onde haja necessidade de resgate, transporte e atendimento imediato aos pacientes.

Dentro do curso, os alunos tiveram a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos através de simulações de evacuação, transporte e atendimento de pacientes em locais de difícil acesso, embarque e desembarque de aeronaves, utilizando os equipamentos e as técnicas de salvamento adequados. As instruções teóricas e práticas foram ministradas pelo Brigadeiro Médico Camerini, pelo Dr. José Guataçara Corrêa Gabriel e pelo Coronel Bombeiro da Reserva Mário da Conceição Morais Filho, no HABE, na Base Aérea de Belém - BABE e no Centro de Treinamento Coronel Morais, localizado em Terra Alta – PA.

No encerramento do CCEVAM, o orador da turma, Tenente Médico Daniel, agradeceu aos instrutores e a coordenação pela oportunidade de participar de um curso desta importância, enfatizando a disponibilidade dos instrutores em compartilhar seus conhecimentos, proporcionando assim um engrandecimento profissional. “Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de ter participado da 9º edição do CCEVAM. As experiências e ensinamentos compartilhados pelo Brigadeiro Camerini, Coronel Morais, Dr. Guataçara e toda a equipe da DEP nos permitiram vivenciar algumas teorias ensinadas durante o curso. De acordo com o provérbio, “o inteligente é aquele que aprende com os próprios erros, o sábio é aquele que aprende com os erros de outros”. Porém, a generosidade apresentada pela equipe em compartilhar anos de desenvolvimento de tecnologias, de habilidades, de experiência e de conhecimentos conseguiram aliar a sabedoria ao papel multiplicador da educação e do ensino. O período de imersão permitiu o aperfeiçoamento de conhecimentos essenciais aos serviços de saúde, para gerar aproximação e formação de laços de irmandade com nossas forças amigas e a consolidação do cuidado e do aperfeiçoamento em saúde proposto pelas missões da Força Aérea Brasileira” finalizou.

 

 

 

Fim do conteúdo da página