O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em parceria com o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Pará, realizou uma atividade sócioeducativa denominada “Projeto Alecrim Dourado” e coordenada pela Equipe do Serviço de Atendimento Multidisciplinar (SAM) do HABE.
A atividade faz parte da Terapia Assistida por Animais (TAA), já desenvolvida pela 1º Tenente Médica Veterinária Marina de Brito Coutinho da PM/PA, utilizando o cão 1T Alecrim Dourado.
A Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida como pet terapia ou cinoterapia, tem como objetivo ajudar a promover o bem-estar físico, emocional, social e cognitivo de pacientes. Segundo pesquisas, cães podem ser mais do que um animal de estimação, podendo atuar como um cuidador, ajudando a diminuir o medo e a ansiedade que dificultam os tratamentos. Além disso, eles auxiliam ao tirar o foco do problema de saúde, estimulando a liberação de substâncias associadas ao bem-estar e diminuindo os índices de cortisol no organismo.
O projeto ocorreu com muita interação entre os pacientes e o cão 1T Alecrim, sendo possível observar as tentativas de começar algo novo por parte dos pacientes. A presença deste animal, que foi treinado desde filhote, proporcionou uma facilitação dos processos cognitivos e sociais dos pacientes. Os seus responsáveis demonstraram gratidão e entusiasmo com a parceria desenvolvida pela equipe do SAM do HABE.
Redes Sociais