Nos dias 18, 19 e 22 de Agosto de 2022, foi realizado no auditório do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), o treinamento sobre o Protocolo de Identificação do Paciente, para todos os militares que prestam serviço nos setores terapêuticos e/ou diagnósticos, estando presentes Oficiais, Sargentos e Soldados.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NUSEP) em parceria com a Assessoria da Qualidade e Segurança em Saúde (AQS), ambos chefiados pela Capitão Médica Leonita, tendo como palestrante a Aspirante Enfermeira Alvarenga.
O treinamento teve como objetivo ratificar a importância da Identificação Correta do Paciente, através dos identificadores mínimos obrigatórios (nome completo e data de nascimento), promovendo a segurança do mesmo, a fim de reduzir a ocorrência de danos aceitáveis e incidentes ao usuário.
O HABE já estava executando o plano piloto na Unidade de Atendimento Imediato (UAI) com excelente aceitação e participação de toda equipe. Todos os pacientes e seus acompanhantes são identificados pelo soldado da recepção após passagem pela triagem.
Como resultado da atualização do protocolo, também foi realizado na Farmácia Satélite a identificação em todos os horários de medicações dos pacientes internados. Além das etiquetas de identificação no controle de liberação de dietas no setor de Nutrição, na Unidade de Internação (UI) e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e dos documentos do prontuário e dos visitantes que circulam naquele local. Atualmente, o projeto se estendeu para endoscopia e segue em expansão pelos setores do HABE.
Redes Sociais