Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > “CAIS na Roça”
Início do conteúdo da página

   No dia 10 de junho ocorreu no Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) a ação de saúde coletiva intitulada “CAIS na Roça”, organizado pelo Centro de Atenção Integral a Saúde (CAIS) em parceria com o Serviço Social e Nutrição. A programação foi planejada em alusão ao período junino e com foco na saúde do idoso. O objetivo desta ação foi aproveitar as reflexões relacionadas ao dia 15 de Junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa - para potencializar o processo de cuidado dos usuários acompanhados pelo serviço.

   O CAIS iniciou a atividade com uma dinâmica reflexiva sobre a relação de sofrimento e violência que muitas vezes domina e subordina os idosos. Em seguida, o Serviço Social aprofundou a temática versando sobre as diversas formas de violência que podem acometer os idosos. Os dois momentos buscaram problematizar a questão e também apresentar opções de ressignificação dessas dores. Os usuários puderam entender que o olhar integral é fortalecido por um seguimento de cuidado longitudinal-personalizado, e que o CAIS se apresenta como um espaço acolhedor de tais demandas.

   Na sequência, para um público de aproximadamente 100 pessoas, entre convidados e efetivo, ocorreu o desfile de Mister e Miss juninos. Quatro candidatos de cada gênero representaram as quatro equipes que hoje compõem o CAIS: Santos Dumont, Catalina, 14 Bis e Júlio César. Após o desfile individual, ocorreu a quadrilha junina formada pelo coletivo de efetivo e usuários presentes. A apresentação finalizou um momento de muita diversão e integração para todos os que participaram.

   “Hoje tive uma manhã inesquecível e que fez passar um filme na minha cabeça. Foi uma manhã de riquíssimas e grandiosas recordações, onde fomos muitas vezes em lindas festas de confraternização ou mesmo jantares de aniversariantes. Lembrei que quando o Dr. Sidônio era o diretor, ele tocava violão e levava amigos que o acompanhavam, cantavam e faziam com que nossa noite se tornasse muito especial. Foi realizada uma festinha de São João para nós que usamos o serviço de saúde do hospital, fizeram uma festa alegre, divertida e de muito calor humano. Para mim foi um momento forte e inesquecível. Eu me senti emocionada e as recordações cheias de amor e gratidão”, relatou a Sra. Oledir, viúva de Sérgio Sapucahy, Capitão de Infantaria que serviu no HABE na década de 80 como Chefe da SPM.

   Impactar favoravelmente a saúde e a qualidade de vida dos usuários seguirá sendo o eixo norteador das ações do HABE.

Texto: 1T Carajas e 1T Susan
Revisão: 1T REP  Brenda
Fotos: Sgt R1 Haroldo

 

Fim do conteúdo da página