Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Slideshow > Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) supera índices produtivos nacional na colheita de milho
Início do conteúdo da página

Redação: 2º Ten Bertollo

Edição: 1S Braz

Fotos: Civil Eliel | 2° Ten Bertollo

 

No dia 25 de fevereiro de 2025, teve início na Fazenda da Aeronáutica, a colheita de milho referente a safra de 2024/25 e, desde então, a FAYS já tem alcançado um destacado índice na sua produção. 

De acordo com o 6° Levantamento do Boletim da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em março, a produtividade de milho para o estado de São Paulo é estimada em 6.089 kg por hectare, enquanto a média nacional é de 6.636 kg por hectare. Até o presente momento, foram colhidos 63% da área, totalizando 104 hectares, com produtividade média de 8.646,38 kg/ha, tendo híbridos que atingiram a produtividade de 214,7 sc/ha, estimando-se uma produção total de 900 toneladas de grãos.

 

Algumas medidas, como, utilização de irrigação suplementar durante períodos de escassez hídrica, posicionamento adequado dos híbridos quanto às áreas e época de plantio, manejo agronômico da lavoura, foram as principais responsáveis para o feito.

 

Para o Chefe da Divisão de Produção, 2º Ten Bertollo, a colheita e aumento na produtividade comparado ao planejado é fruto de um árduo trabalho de planejamento de todo o efetivo, que impactará em uma alimentação de qualidade aos nossos suínos e bovinos. “Não se trata, apenas, de realizar a missão institucional, mas de executar o todo o processo com excelência”, finaliza.

 

O campo: início da cadeia produtiva da FAYS

 

Após todo período de plantio, desenvolvimento e estabelecimento da cultura, sob cuidados agronômicos, o mesmo atinge a sua maturidade fisiológica, estando pronto para colheita. Em constante monitoramento, após o grão atingir a umidade adequada, da-se início a retirada do material do campo.

O milho grão produzido pela Seção de Produção Vegetal (SEPV) é direcionado para a Seção de Nutrição Animal (SENA), onde são formulados os concentrados para os animais da bovinocultura de leite, corte e suinocultura.

 

 

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.