Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Ten Brig Potiguara ministra aula inaugural do CPCAR
Início do conteúdo da página

Atualmente como Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, oficial-general ministrou aula inaugural aos integrantes do Corpo de Alunos da EPCAR

 

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou, na manhã desta sexta-feira (03/03), a aula inaugural do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), do ano de 2023. Ministrada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o evento contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, do Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e dos efetivos do Corpo de Alunos (CA) e Divisão de Ensino (DE) da EPCAR.

A aula inaugural é um momento importante para o corpo discente, pois esta é uma oportunidade para que a instituição apresente personalidades que possam contribuir para a motivação e formação dos alunos. Neste ano de 2023, o responsável por ministrar a aula inaugural foi o Tenente-Brigadeiro Potiguara. O oficial-general iniciou sua carreira na EPCAR, no ano de 1978, como aluno. Formou-se piloto de caça e, atualmente, atua no Ministério da Defesa. Em sua explanação, ele ministrou aos alunos o tema “liderança”, além de outras peculiaridades inerentes à vida do oficial e líder da Força Aérea, ratificando a importância dos alunos da EPCAR estarem informados e atualizados sobre os assuntos que dizem respeito ao Comando da Aeronáutica (COMAER). “Deveríamos estar alinhados com os nossos documentos estratégicos. Acho que isso é importante! Talvez eles (os alunos) ainda estejam muito distantes do Alto-Comando, porém a documentação existe e todos acessando estas documentações, eles saberão o que a Força Aérea quer de cada um”. Após a aula inaugural, o Tenente-Brigadeiro Potiguara participou e presidiu a Parada Diária do Corpo de Alunos. “Estou orgulhoso e chego a me emocionar! Recordo-me perfeitamente de como eu acessei esta Escola, de como vivi aqui e eu tenho a dizer só alegrias. É um prazer estar e vir à EPCAR, contínua, ativa, brilhante e vibrante como sempre foi”, concluiu.

Juntamente ao Brigadeiro Daniel, o aluno líder do Corpo de Alunos foi o responsável por realizar os agradecimentos formais ao palestrante. Em suas palavras, o aluno Arthur destacou a importância da presença do oficial-general, enaltecendo que sua experiência na carreira como militar, e, como líder da FAB, agregaram conteúdo e valor à palestra, que ficará marcada na vida de cada um dos que estiveram presente no Auditório Brigadeiro Eduardo Gomes, local onde foi realizada a aula inaugural. “A liderança é intrínseca a cada oficial da Força Aérea, e é o objetivo de todos nós que estamos aqui, sendo um dos valores da nossa Escola: aprender para liderar. Este é o exemplo que podemos perceber no senhor, de alguém que adentrou estes portões há cerca de quarenta e cinco anos, com uma grande expectativa e com brilho no olhar, este mesmo brilho que vejo em todo o Corpo de Alunos que aqui se faz presente. Gostaria de agradecer por estar aqui hoje e por contribuir no caminho que cada um de nós escolheu para seguir”, proferiu.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Suboficial Leopoldo
 
Fim do conteúdo da página