Em 28 de março de 1949, por meio do Decreto no 26.514, o Curso Prévio da Escola de Aeronáutica foi transformado em Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), destinado a preparar Alunos para o Curso de Oficiais Aviadores da Escola de Aeronáutica, atual Academia da Força Aérea (AFA).
O Curso iniciou suas atividades, provisoriamente, na Escola Técnica de Aviação, em São Paulo – SP, no dia 28 de abril de 1949, pois as instalações em Barbacena - MG precisavam ser ampliadas para acomodar os pré-cadetes.
Em 29 de julho de 1949, chegou a Barbacena a primeira turma de Alunos e, em 2 de agosto, o Curso passou a funcionar normalmente. Contudo, em 1950, parte do CPCAR funcionou nas instalações da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá – SP, para permitir a construção de edificações na EPCAR e de adaptações em seu prédio principal, que outrora fora ocupado por outras instituições de ensino: Colégio Providência (1874), Colégio Abílio (1883), Ginásio Mineiro (1890), Colégio Militar de Barbacena (1913) e, posteriormente, Colégio Estadual de Barbacena (1943).
Em 21 de maio de 1950, pela Lei no 1.105, passou à designação atual de Escola Preparatória de Cadetes do Ar, tendo sido um estabelecimento de ensino, com a finalidade de preparar, sob o regime de internato, Alunos para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV).
O ensino, ministrado em três períodos letivos, proporcionava aos jovens: 1) instrução intelectual, constituída pelas disciplinas do curso científico, que serviam de base aos estudos subsequentes na Escola de Aeronáutica; e 2) instrução cívica e militar. Em 29 de outubro de 1975, por meio da Portaria no 107/GM3, foi concedida autonomia administrativa à EPCAR.
Depois de 42 anos, a EPCAR interrompeu sua principal atividade e, de acordo com a Portaria no 224/GM3, de 16 de março de 1992, ficaram suspensas temporariamente, a partir de 1993, “as atividades referentes à formação intelectual correspondente ao ensino de 2° grau do Sistema Federal de Ensino na Escola Preparatória de Cadetes do Ar”, e o Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) deveria, portanto, programar-se para que fosse ministrado pela EPCAR o 1° ano do CFOAV, com exceção da Instrução Aérea.
De acordo com a Portaria no 400/GM3, de 19 de maio de 1992, foi determinado ao DEPENS que atribuísse à EPCAR, por meio de sua Comissão Permanente do Magistério (COPEMA), a avaliação dos seus docentes, incluindo o exame de títulos acadêmicos, visando à habilitação para, em caráter temporário, no âmbito da Escola, ministrar disciplinas específicas do 1o ano do CFOAV, da AFA, em 1993.
Os cursos do CPREP – Curso Preparatório para o Ingresso no Quadro de Oficiais Especialistas com as seguintes especialidades: Armamento, Aviões, Comunicações, Controle de Tráfego Aéreo, Fotografia, Meteorologia e Suprimento Técnico foram ministrados até 1996, quando foram transferidos para o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte – MG. A partir de 1997, foram ministrados os cursos QOEA, QCOA, CADAR, CAMAR, CAFAR, até o segundo semestre de 2002.
Em 25 de maio de 1995, por intermédio da Portaria no 548/GM3, foi determinada a reativação, a partir de 1996, do 3° ano do CPCAR. Ainda assim, a Escola continuou a ministrar concomitantemente os Cursos e Estágios Preparatórios e de Adaptação ao Oficialato destinados à Formação de Oficiais de Carreira ou Temporários do Ministério da Aeronáutica.
Por meio da Portaria no 354/GM3, de 20 de maio de 1997, foi determinada a reativação, a partir de 1998, do 2° ano do CPCAR, que foi ministrado simultaneamente com o 3° ano já em andamento na Escola.
Em 7 de julho de 1999, por meio da Portaria no 449/GC3, foi reativado, a partir do ano 2000, o 1° ano do CPCAR, que foi ministrado concomitantemente com os demais anos. Essa mesma Portaria estabeleceu que, a partir de 2001, o ingresso no CPCAR ocorresse apenas no 1° ano. Sendo assim, estava reativado o CPCAR em três anos letivos.
Entre os anos de 1999 e 2001, foram reformados e ampliados os Laboratórios de Física, de Língua Inglesa e a Sala dos Professores, construídos os Laboratórios de Química e de Biologia, criados os Laboratórios de Redação e de Psicopedagogia e inaugurados os Clubes de Exploração Espacial e de Aeromodelismo, o que ampliou a capacidade de atendimento às necessidades dos Alunos do CPCAR e, consequentemente, a qualidade de ensino desse Curso.
A Portaria DEPENS no 076/DE-2, de 10 de maio de 2001, encarregou à EPCAR a elaboração e realização das provas referentes aos Concursos de Admissão sob a responsabilidade do DEPENS.
Em maio de 2001, foi instituído o Grupo de Trabalho Interdisciplinar (GTI), formado por professores e militares da EPCAR, com o objetivo de planejar a “1ª Feira de Ciências e Cultura (FCC) da EPCAR”, que foi realizada no dia 21 de maio de 2002, com 18 trabalhos apresentados pelos Alunos do CPCAR, tornando concreto o conceito de interdisciplinaridade.
No ano de 2003, todas as salas de aula e laboratórios da Escola Preparatória foram dotadas de equipamentos multimídia, o que contribuiu para a modernização e melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem do CPCAR.
Em 2004, por iniciativa do Colégio Naval (CN), foi realizado o “I Encontro Pedagógico do Ensino Médio Militar (EPEMM)”, em Angra dos Reis, no período de 21 a 23 de setembro, concomitante com a XXXVI NAE (competições desportivas entre o CN, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a EPCAR).
A Portaria DEPENS no 250/DE-1, de 15 de dezembro de 2004, credenciou a EPCAR a ministrar o CPE, condicionado à obrigatoriedade de o corpo docente envolvido no curso ser composto por militares e civis possuidores de diploma do Curso de Preparação de Instrutores do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR) ou da EEAR.
A Portaria DEPENS no 147/DE-2, de 10 de abril de 2013, designou a EPCAR como encarregada pela elaboração de provas e pela realização dos Exames de Admissão/Seleção ao CPCAR e aos Cursos de Formação da AFA: CFOAV, CFOINT, CFOINF.
A Portaria DEPENS nº 354/DE-1, de 13 de setembro de 2013, aprovou a Diretriz de Comando do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DCENS Nº 16/2013), que padroniza o Programa de Formação de Valores – PFV e tem por finalidade definir ações necessárias e orientar o efetivo das Organizações de Ensino subordinadas ao DEPENS na execução das atividades relativas à implantação e disseminação do PFV. Esse programa visa orientar ações e pensamentos, voltando-as para valores fundamentais da Instituição e da vida militar.
A partir de 2017, por meio da Portaria DEPENS nº 275-T/DE-2, de 9 de maio de 2016, que aprovou as Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao CPCAR, o ingresso de candidatos passou a ser de ambos os sexos, com oferta de 180 (cento e oitenta) vagas para matrícula do 1º ano do CPCAR, sendo 160 (cento e sessenta) para o sexo masculino e 20 (vinte) vagas para o sexo feminino.
A EPCAR tem procurado cumprir sua missão de formar e honrar as suas tradições no ensino, com os pés no passado, as mãos no presente e os olhos no futuro.
(texto extraído do PCA 37-24/2021)
Redes Sociais