Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Grupo de Saúde tem nova comandante
Início do conteúdo da página

Tenente-Coronel Luciana substitui o Coronel Márcio no comando do GSAU e terá a responsabilidade de coordenar as atividades de atendimento a cerca de 15 mil usuários do SISAU

 

O Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ), sediado em Barbacena (MG), tem a responsabilidade no atendimento a cerca de 15 mil usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), da cidade-sede e região. E, na manhã desta segunda-feira (13/12), no pátio de formaturas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), ocorreu a passagem de comando do Grupo, do Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro à Tenente-Coronel Médica Luciana Horovitz. A solenidade Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, contando com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, que presidiu o ato de passagem, e de militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), familiares dos comandantes substituto e substituído, convidados e autoridades locais.

Com vinte e sete anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB), a Tenente-Coronel Luciana, que iniciou sua carreira na EPCAR, no Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR), assume, pela primeira vez, a condição de comandante de uma unidade militar de saúde da Aeronáutica. Para ela, é um grande desafio em sua carreira, contudo, a experiência adquirida em todos estes anos de atuação, e dão a certeza de que poderá contribuir para que o GSAU-BQ possa continuar e aprimorar seus processos, para que o usuário do Sistema de Saúde local possa ser atendido, em todas as esferas, da melhor condição possível. “Os desafios que se apresentarão pra mim serão os mesmos que se apresentarão para todos, pois o pessoal desta organização de saúde é muito comprometido e, liderados pelo Coronel Márcio, se uniram e venceram todos os obstáculos. Com uma equipe assim, os desafios se tornam mais possíveis de serem superados. Ao efetivo do GSAU, espero que continuem unidos e com a mesma atuação já apresentada, e aos beneficiários do SISAU, que venham nos procurar sempre que necessitarem. Estarei sempre à disposição para ajudar na resolução dos casos mais complexos”, destacou a oficial.

Em suas palavras de despedida, o Coronel Márcio agradeceu à sua família e a todos os militares e profissionais que o ajudaram em sua trajetória, comandantes e comandados, enaltecendo a importância e a relevância destes em sua evolução profissional e pessoal. “Meu agradecimento a Deus pela honra que me fora concedida para o exercício da medicina, da carreira militar e ao exercício do comando desta Organização de Saúde. Sem precedentes, rendo-me e humildemente faço um agradecimento especial aos meus familiares. Nada pode superar minha gratidão a vocês pelo apoio e dedicação. A todo o efetivo do GSAU-BQ, meus agradecimentos pelo apoio e confiança na condução das ações emanadas pela complexidade da gestão da saúde. Continuem unidos e apoiando o SISAU com a competência que vocês conhecem e exercem”, discursou o oficial, que agora atuará na Diretoria de Saúde da Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro (RJ).

O Comandante da EPCAR é a autoridade responsável por presidir o ato de passagem do cargo de comandante do GSAU-BQ. Em seu discurso, após o ato de passagem, o oficial-general destacou os eficientes serviços prestados por todo o efetivo do Grupo de Saúde, direcionando, também, suas palavras aos comandantes substituto e substituído. “Seguramente, o cargo de comandante do Grupo de Saúde de Barbacena representa um papel fundamental no cumprimento da missão da EPCAR, ao atuar com excelência e atenção à saúde de todos os alunos, efetivo, dependentes, enfim, todos os beneficiários. Ao Coronel Márcio, o seu exemplo certamente ficará marcado para sempre nas mentes dos militares que tiveram o privilégio de estarem ombreados com o senhor. À Tenente-Coronel Luciana Horovitz, suas credenciais, sua experiência na área de saúde da Aeronáutica nos dá a convicção que a missão será cumprida com excelência”, discursou o Brigadeiro Daniel.

“O Grupo de Saúde de Barbacena é referência em cuidados de saúde para todos os beneficiários do sistema de saúde da região. Diariamente, também presta assistência aos alunos que residem nesta instituição no período do curso. Pautados nos valores da FAB, os profissionais que aqui atuam buscam incessantemente promover uma assistência de qualidade e eficaz”, disse o Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Cloer, durante a solenidade militar.

A solenidade foi marcada pelo momento solene do ato de passagem de cargo de comandante, pelo desfile do Grupo de Saúde em continência à sua nova comandante e, encerrando a solenidade, pelo desfile da Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, em continência a autoridade que presidiu a cerimônia.

 

DESCERRAMENTO DA FOTO

Antecedendo a cerimônia militar, no prédio onde abriga as instalações do Grupo de Saúde de Barbacena, comandantes substituído e substituto, junto a seus familiares e militares do efetivo do GSAU, presenciaram o momento quando o Coronel Márcio descerrou sua foto na galeria dos Comandantes do Grupo de Saúde de Barbacena, deixando materializado o seu período de comando.

 

A NOVA COMANDANTE

A Tenente-Coronel Luciana Horovitz ingressou na vida militar em janeiro de 1996 e foi promovida ao atual posto em dezembro de 2019. Natural do Rio de Janeiro (RJ), formou-se médica na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, graduando-se, posteriormente, em oftalmologia, pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Dentre suas várias funções desenvolvidas na Força Aérea Brasileira (FAB), destaca-se sua passagem pelo Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) e Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), este último, no Rio de Janeiro (RJ). Atuou, também, como oficial de ligação da Aeronáutica no gabinete de crise de enfrentamento da COVID-19, no Ministério da Defesa.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
 
 
Fim do conteúdo da página