Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR encerra estágio de adaptação dos novos alunos
Início do conteúdo da página

Cerimônia militar marcou o encerramento do estágio de adaptação. Na oportunidade, os novos alunos receberam suas platinas.

 

Milhares de jovens, anualmente, sonham com o ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), escola militar de ensino médio da Força Aérea Brasileira (FAB) e que é o primeiro passo na realização dos sonhos dos futuros oficiais aviadores. Em 2023, 132 jovens estão iniciando este sonho. O primeiro passo já foi iniciado no dia 14 de janeiro de 2023, quando eles se apresentaram na Escola, após a aprovação em todas as etapas do processo seletivo, e iniciaram o Estágio de Adaptação Militar (EAM). Na manhã do dia 03 de fevereiro, foi realizada a cerimônia militar que marcou o encerramento do estágio e de entrega das platinas aos novos alunos da EPCAR. Presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, a solenidade também contou com a presença do Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, de militares da EPCAR e familiares dos alunos.

Uma dessas jovens que está iniciando a realização de seu sonho é a carioca Caroline Zagne Martins. Natural da cidade de Niterói (RJ), e com 17 anos, a aluna Zagne é a primeira colocada do primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Para ela, ser aluna da EPCAR, mais do que a realização de um sonho, é a concretização de um longo período de dedicação aos estudos e abnegação de momentos de lazer para se intensificar na preparação para as diversas fases do processo seletivo. “Foram dois anos de preparação para conseguir esta aprovação. Meu sentimento é de gratidão, porque vejo que toda este tempo me dedicando e abdicando de momentos com a família e com os amigos, foi recompensado. Me senti muito honrada em receber a platina das mãos do Diretor de Ensino da Aeronáutica, com a presença dos meus pais e do meu irmão. O olhar dos meus familiares mostrava a alegria que estamos sentindo. Desde o meu primeiro dia estou me doando e entregando o meu melhor, porque estou muito feliz de estar aqui e realizar este meu sonho”, disse a aluna Zagne, que deseja conhecer mais profundamente as aviações da FAB, mas deseja se tornar piloto da aviação de caça.

“A Escola Preparatória de Cadetes do Ar não é uma simples escola de ensino médio. É, sem dúvida, uma escola formadora de cidadãos, futuros homens e mulheres que serão os líderes da Força Aérea Brasileira. Nestes últimos dias, vocês foram preparados física e mentalmente, e tornaram-se, dia após dia, uma tropa coesa e unida. Tornaram-se, enfim, alunos da EPCAR. Tenho a convicção de que esses dias jamais serão esquecidos, pois além de conhecimentos militares, foram desenvolvidos valores morais que os acompanharão por toda a vida”, disse o Comandante do Corpo de Alunos da Escola, Tenente-Coronel Aviador Renato Costa Siqueira, em seu discurso proferido direcionado aos novos alunos, durante a cerimônia militar.

Durante a solenidade militar, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro, e os familiares puderam entregar as platinas aos novos alunos da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR. Os presentes também assistiram ao desfile militar da tropa do Corpo de Alunos e se emocionaram com o “fora de forma” do Esquadrão Thunderbolt, nome escolhido por seus integrantes para a nova turma de alunos da EPCAR.

 

 

PALESTRA COM O EFETIVO

Na oportunidade em que visitou a EPCAR, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, ministrou palestra ao efetivo do Corpo de Alunos e docentes da Escola, explanando sobre a carreira militar, e apresentando alguns aspectos sobre a formação, rotina e atuação de um piloto da FAB.

 

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim e Sargento Domingos
 
Fim do conteúdo da página