Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Dia da Bandeira é celebrado em Barbacena
Início do conteúdo da página

A cerimônia objetiva a conscientização da importância da grandeza que este símbolo representa para todos os brasileiros.

 

Foi realizada na manhã deste sábado (19/11), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), a solenidade militar alusiva ao Dia da Bandeira. Contando com a presença do efetivo militar da EPCAR, incluindo os integrantes do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e foi realizada no pátio de formaturas da instituição militar.

Na data em que se celebra o seu dia, o Pavilhão Nacional é hasteado em horário especial, ao meio dia. Durante a solenidade militar, a Bandeira do Brasil ocupa lugar de destaque, sendo conduzida por um oficial da ativa. No corrente ano, a oficial responsável foi a Tenente Wiliane Nery Santos. A militar descreveu sua emoção por haver participado de tão nobre momento. “Conduzir a Bandeira Nacional proporcionou-me sentimentos de alegria, orgulho, honra e satisfação. Ser militar é muito mais que apenas vestir uma farda, é fazer parte de algo bem maior, a defesa de uma Nação. Eu faço parte e me orgulho muito disso”, concluiu.

A lei número 5.700, de 1° de setembro de 1971, versando sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, estipula que as Bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar. O responsável pela incineração foi o Suboficial Leonardo César Martin, praça mais antiga da Guarnição e classificada no excelente comportamento. O militar descreveu a sensação em representar os demais militares em ato tão solene e representativo. “Participar de tão importante solenidade, representando os graduados, é motivo de muito orgulho e vejo como a consolidação da minha carreira e, também, como recompensa por todos os serviços prestados na Força Aérea Brasileira. São trinta e um anos de muita dedicação à FAB, repletos de felicidade e conquistas”, disse o Suboficial Leonardo.

Durante a solenidade militar, o Comandante da EPCAR foi o responsável pelo hasteamento do Pavilhão Nacional e pela leitura da Ordem do Dia, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior. Encerrando a solenidade, a Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo, desfilou em continência à Bandeira Nacional que, após o desfile, retornou solenemente, para o Salão Nobre da EPCAR, local onde permanece guardada.

 

DIA DA BANDEIRA

A Bandeira Nacional, de conformidade com o disposto na Constituição Federal, é símbolo da República Federativa do Brasil e foi adotada pelo decreto no 4, de 19 de novembro de 1889, dia no qual passou a ser comemorado o Dia da Bandeira. A maior Bandeira Nacional fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), com 286 metros quadrados e 90 quilos.

 
 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
 
 
 
 
 
Fim do conteúdo da página