Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > GUARNAE-BQ distribui arrecadações da campanha do agasalho
Início do conteúdo da página

Contando com a participação do efetivo da GUARNAE-BQ, os donativos foram entregues à população em situação de rua da cidade, à Comunidade Aliança de Misericórdia e ao Lar São Caetano


O clima de solidariedade tem sido vivido com intensidade na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ)! Após a distribuição de cerca de 650 kg de alimentos, realizada pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), agora foi a vez da tradicional campanha de arrecadação de agasalhos promovida pelas unidades da Guarnição de Barbacena (MG), realizada anualmente e que, nesta edição de 2020, arrecadou cerca de mil itens entre peças de roupas, cobertores e calçados. A arrecadação contou com a participação do efetivo da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e do DTCEA-BQ, além da comunidade barbacenense, que também colaborou nas doações.

Diferentemente da edição de 2019, onde a entrega ocorreu a instituições filantrópicas da cidade, neste ano ocorreu uma novidade na campanha. Na noite desta terça-feira (09/06), militares do efetivo da GUARNAE-BQ, juntamente a integrantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), setor municipal responsável pelo atendimento e acolhimento à população em situação de rua, foram ao encontro deste público e promoveram a entrega de roupas e cobertores. Para Ana Khristie Martins, assistente social do CREAS, esta atitude é inédita e dá visibilidade àqueles que se encontram em situação de rua, que não têm voz e sofrem muitos preconceitos por parte da sociedade.Aqui em Barbacena esse público gira entre 60 até 80 pessoas. Na nossa realidade, é um público grande. Então, este trabalho realizado pela EPCAR é importante porque foi ao encontro deles, fazendo com que eles se sintam valorizados e também acolhidos, além do fato de realmente precisarem de abrigos e cobertores, pois na rua, na nossa cidade, é muito frio”, destacou. A assistente social ressaltou ainda que todo esse público é cadastrado pelo CREAS, e os que não foram encontrados nas ruas durante a entrega terão seus materiais guardados para serem distribuídos em momento oportuno, visto que há na cidade um local onde os mesmos podem se higienizar, alimentar e até se hospedar, popularmente conhecido como “Casa de Passagem”.

A mobilização do efetivo proporcionou a arrecadação de cerca de mil peças de roupas, que, além daquelas que foram distribuídas diretamente à população de rua, fora também destinadas à Comunidade Aliança de Misericórdia, sediada em Barbacena e que desenvolve um projeto de reabilitação de dependentes químicos. Já as roupas infantis, foram destinadas ao Lar São Caetano, que, sediado bem próximo à Escola Preparatória, acolhe crianças em situação de negligência, maus tratos, vítimas de violências diversas, entre outras. “Nós queremos agradecer muito aos benfeitores e a todas as pessoas da EPCAR que organizaram e contribuíram com essa campanha do agasalho. Parte deste material será utilizado aqui no Lar e nos ajudará para que possamos continuar cuidando destas crianças em situações de risco e abandono. Os cobertores serão doados para famílias do bairro Nova Cidade, aqui em Barbacena, onde também as acolhemos. Estes donativos darão a eles mais esperança no coração, reduzindo o desespero e a tristeza que estão vivendo. Muito obrigado por este gesto de solidariedade”, agradeceu a Irmã Irene Barbosa Moreira, coordenadora da Instituição.

Para o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes esta campanha reafirma o compromisso do Comando da Aeronáutica (COMAER), através de suas várias unidades, em integrar a sociedade brasileira. “Mais uma vez nossa Guarnição dá continuidade a sua tradicional campanha do agasalho, campanha esta que ocorre anualmente. O inverno já está bem próximo e nossa cidade é caracterizada como uma das mais frias do Estado. O diferencial deste ano é que o foco da arrecadação é para a população em situação de rua e a entrega está sendo realizada diretamente a este público. Agradeço aos órgãos que nos apoiaram, ao efetivo que participou com seus donativos e a sociedade barbacenense, que nos acolhe há 71 anos e mais uma vez se une a nós para que possamos aquecer àqueles que passam frio”, concluiu o Comandante da EPCAR, que fez questão de estar presente no ato da entrega dos donativos.

Clique aqui e acompanhe mais fotos dessa ação solidária promovida pela Guarnição de Aeronáutica de Barbacena.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos

 

Fim do conteúdo da página