Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Campanha do agasalho arrecada cerca de 2 mil peças
Início do conteúdo da página

Com participação do efetivo da GUARNAE-BQ, os donativos foram entregues a instituições de Barbacena para atendimento aos assistidos

A campanha de doação de agasalhos promovida pelas unidades da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), realizada entre os meses de junho e julho, arrecadou quase 2 mil itens entre roupas, cobertores e calçados. A arrecadação contou com a participação dos integrantes do efetivo da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), além da comunidade barbacenense.

O efetivo se mobilizou para contribuir com as peças que foram destinadas para o Colégio Passionista Santa Luzia, no bairro Nova Cidade, Comunidade Divina Misericórdia, na Colônia Rodrigo Silva e Casa do Velho Amigo, no bairro São Sebastião, ambos sediados em Barbacena (MG). Para a Irmã Nadir Ribeiro, do Colégio Passionista, a doação é de fundamental importância para integração dos assistidos com a comunidade, ainda mais considerando-se que a cidade apresenta índices de baixas temperaturas neste período do ano. Atualmente, o colégio atende a 147 crianças entre 6 e 10 anos. “Contamos com a ajuda constante e fiel de nossa comunidade. Agradecemos muito por esta doação, pois veio na hora adequada e será revertida, em sua totalidade, para o atendimento de nossos alunos que são oriundos de uma comunidade extremamente carente. As necessidades das famílias são diversas e estes donativos suprirá uma de suas vertentes”, concluiu.

Leonardo Pelissari é missionário na Comunidade Aliança de Misericórdia, entidade responsável pelo acolhimento de aproximadamente 40 assistidos em um projeto de reabilitação de dependentes químicos. Na comunidade, que sobrevive de donativos, é desenvolvida a laborterapia – trabalho e oração – visando a inserção comunitária após a conclusão da reabilitação. Segundo o missionário, a instituição não disporia de meios para a aquisição de itens de agasalho para todos os assistidos e os donativos serão fundamentais para utilização dos mesmos neste período de frio. “Procuramos incutir nos assistidos o que fazemos a nossos filhos: ensinamos que devemos viver para o próximo. Vivemos da providência e, mais uma vez, ela se fez. Estamos na época de frio e o agasalho chega até nós. Não teríamos condições de adquirir e esta doação atenderá as nossas necessidades”, declarou, agradecendo a todos àqueles que realizaram doações.

Para a Tenente-Coronel médica Jacqueline Leite Frade, Comandante do ES-BQ, esta campanha reafirma o compromisso do Comando da Aeronáutica (COMAER), através de suas várias unidades, em integrar a sociedade brasileira. “Ao promovermos esta campanha, nós promovemos a integridade física de pessoas que ficam vulneráveis as baixas temperaturas da época e, sem dúvida alguma, promovemos a dignidade humana. A campanha do agasalho é de suma importância, pois várias pessoas que estão desprovidas de recursos socioeconômicos padecem com a queda da temperatura, ficando expostas a uma série de doenças. Nesta segunda edição, confirmamos a solidariedade e o compromisso da sociedade barbacenense e do efetivo da GUARNAE-BQ em ajudar ao próximo”, enfatizou.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Leopoldo

 

 

 

Fim do conteúdo da página