Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Cantata de Natal emociona o público presente na EPCAR
Início do conteúdo da página

O evento contou com a participação de familiares e integrantes da Banda de Música da EPCAR, do Coral PROFESP, alunos do CPCAR e do Coral Musidin


Em Barbacena (MG), o clima natalino já toma conta da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR)! Na noite desta terça-feira (03/12), o público que esteve presente na Escola se emocionou com a apresentação dos corais que entoaram canções natalinas, num lindo evento que ocorreu na fachada principal da instituição. A apresentação do coral das crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP) no projeto intitulado “Cantata de Natal” encantou a todos com o sentimento natalino que pairou sobre os presentes. O evento contou ainda com as participações especiais de alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), do coral das crianças do projeto Música no Desenvolvimento Infantil (MUSIDIN), de Barbacena e do coral Louvor em Família, que é composto por integrantes da Banda de Música da EPCAR, seus familiares e amigos convidados.

Durante o ano de 2019, dentre as várias atividades que são proporcionadas às crianças beneficiadas pelo PROFESP, há também o programa de musicalização dos assistidos. E este projeto encerra sua atuação com a Cantata, momento em que as crianças podem apresentar todo o trabalho que foi desenvolvido junto a elas. Antes do início da apresentação, uma das crianças do PROFESP, a pequena Ana Júlia Sá Fortes Fonseca, de apenas 9 anos e aluna da Escola Municipal Alberto Corrêa, estava muito ansiosa e nervosa para o momento onde iriam se apresentar para o público presente. “Estou muito nervosa pois ficamos com um pouco de vergonha por ver tanta gente nos olhando cantar! Quando estamos ensaiando, é outra coisa e, agora, na hora do evento, com o público chegando dá um certo nervosismo”, disse. Mesmo nervosa, Ana Júlia afirmou que estava preparada para participar da Cantata. “Vai ser uma apresentação muito legal, pois ensaiamos muito, inclusive em casa. Estou preparada, mas nervosa”, afirmou, com um sorriso de apreensão. No final desta matéria, contaremos como foi a participação dela na Cantata de Natal do PROFESP...

A música é algo maravilhoso na vida das pessoas e tenho certeza de que estas crianças estão sendo marcadas com esta experiência. Durante o preparo das canções, da Cantata em si, percebemos o empenho, a concentração e cada uma dando o máximo de si, com foco nesse trabalho novo na vida de muitas delas. E a música auxilia na parte disciplinar, de coordenação e tenho certeza de que será um sucesso esta apresentação”. Estas foram as palavras do Tenente Jadir das Chagas Júnior, Adjunto da Banda de Música da EPCAR e músico regente na apresentação, antes do início do evento, afirmando que devido ao PROFESP contemplar crianças com situação de vulnerabilidade social, a Cantata proporciona um momento natalino raro na vida de algumas delas. “Muitas delas terão hoje, aqui, a sua festa de Natal. Tenho certeza de que serão marcadas por esta noite que será muito agradável e com um repertório muito bem selecionado”, declarou.

O evento contou com a presença de aproximadamente setecentas pessoas, entre alunos do CPCAR, integrantes do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), autoridades, convidados, moradores da cidade e familiares das crianças dos corais. Para os que assistiriam e aos que se apresentariam, foi preparada uma estrutura especial para que o prédio principal da EPCAR pudesse materializar a áurea experimentada pelo público presente. Nesta noite, o clima natalino que era percebido em cada apresentação foi completado pelas luzes que deram um colorido especial e pela iluminação de Natal que foi inaugurada. O Comandante da EPCAR destacou o trabalho e o envolvimento de todos os responsáveis por proporcionar uma noite inesquecível àqueles que presenciaram o espetáculo. “Gostaria de agradecer a todos que trabalharam na realização deste evento que marca o início das festividades natalinas, estas celebrações de finais de ano e este período de festa que a família Aeronáutica, aqui em Barbacena, celebra. Então, à nossa Banda de Música, aos corais que participaram, e a todos que, de uma forma muito integrada mostraram um belo espetáculo de cultura, de musicalidade e de integração com a sociedade, só tenho a agradecer por nos proporcionar este momento que nos convida a verdadeira reflexão do espírito de Natal, da fraternidade entre os homens de boa vontade e desta celebração deste espírito de paz que buscamos a cada militar e a cada civil do nosso efetivo, juntamente a seus familiares”, enfatizou o Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

Um dos componentes da Banda de Música da EPCAR e que foi responsável pelos arranjos de algumas das composições apresentadas na noite é o Sargento Rômulo Ferreira da Silva. O militar chegou à Escola em abril deste ano e demonstrou toda a sua satisfação em atuar e por poder haver contribuído, de forma direta, para que as crianças tivessem a oportunidade de vivenciar um momento que, segundo ele, será marcante para a vida de cada uma delas. “Primeiro, para mim, é uma oportunidade muito grande em poder participar de um evento tão importante como este, com a presença de familiares, dos corais participantes e das crianças do PROFESP, este programa que tão bem as acolhe. Fico muito feliz e honrado por contribuir na produção de arranjos, juntamente a meus companheiros”, destacou. O militar ainda fez questão de externar que esta experiência poderá ser um diferencial para o futuro profissional e de vida para os assistidos pelo PROFESP. “Quando criança, a música transformou minha vida e acredito que também possa transformar a vida destas que hoje aqui se apresentaram. O contato da música poderá proporcionar-lhes, através da arte, um caminho de oportunidades, como foi para mim e para muitos que hoje integram o efetivo da Banda de Música da EPCAR”, concluiu.

E uma noite como esta não poderia ser perfeita sem a presença do bom velhinho! Após o público se encantar e se emocionar com as canções natalinas, o som dos motores de helicóptero ecoou no sistema de som e, de dentro de uma aeronave UH1H, que fica posicionada na fachada da EPCAR, eis que abre a porta o Papai Noel e leva toda a criançada ao ápice da felicidade, distribuindo sorrisos, felicidade e uma pequena lembrança àquelas que estavam presentes.

Ah… e a pequena Ana Júlia, após o espetáculo, era só alegria! Além de ver o Papai Noel, venceu o nervosismo e teve maturidade para fazer sua crítica à apresentação. “Achei muito boa! No começo estávamos muito nervosos porque tinha muita gente presente. Depois fomos nos acalmando e conseguimos cantar conforme havíamos ensaiado. Ficou tudo lindo”, disse, agora, sorrindo aliviada. Ela ainda fez questão de dizer que sua participação neste projeto de musicalização ultrapassou o aprendizado relacionado a arte e despertou o interesse em ingressar na Aeronáutica. “Tudo isto que estou vivendo vai valer muito para minha vida, pois, quando eu crescer, quero ser da EPCAR. Aqui eu aprendi que posso conseguir, só tenho que estudar muito”, encerrou.

A manhã do dia 03 de dezembro já havia começado em clima de Natal pois foram entregues à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos todos os presentes arrecadados junto ao efetivo das unidades que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena. Anualmente, as unidades sediadas em Barbacena, em parceria com agências locais dos Correios, administram cartinhas da campanha do Papai dos Correios, para que os integrantes dos efetivos possam adotá-las e atender aos mais diversos pedidos de crianças do município.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos
 
 

Fim do conteúdo da página