Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Projeto Soldado Cidadão encerra suas atividades no ano de 2019
Início do conteúdo da página

51 soldados da GUARNAE-BQ foram beneficiados

A Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) finalizou, no último mês, o Projeto Soldado Cidadão do ano de 2019 com o curso de Assistente Administrativo. O projeto encerra com a ampliação do número de beneficiários para 40 vagas, sendo 20 vagas para o curso de Instalador Hidráulico e as demais para o curso de Assistente Administrativo, sendo contemplados 20 soldados pertencentes ao efetivo da GUARNAE-BQ, além de 11 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos disponilizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), nos cursos de Pedreiro de Revestimento em Argamassa, Instalador Hidráulico e Pintor Predial Imobiliario.

O plano de gestão 2019 do Comando Geral de Pessoal da Aeronáutica (COMGEP) inicialmente contemplou 20 vagas e recursos financeiros para o Projeto da GUARNAE-BQ, ficando a cargo do Serviço Social (SESO) do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ) integrar a comissão executora local.

O curso qualificação profissional de Assistente Administrativo executado pelo SENAC - Barbacena, teve sua aula inaugural no dia 23 de outubro de 2019, no auditório do GAP-BQ e contou com as presenças do Chefe do Grupamento de Apoio de Barbacena, Coronel Intendente Ronald José Pinto e da Diretora da Escola SENAC Barbacena, Sarah Roberta da Silva Costa. Ainda estiveram presentes a comissão executora do Projeto, a equipe técnica do SENAC representada pela presença da consultora de negócios Jordana Machado, supervisora pedagógica Maria Inézia da Costa Souza e da orientadora de curso Eline Geralda Fonseca, a qual conduziu a aula e explanou ao público presente sobre o tema Assistente Administrativo: A importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho, retratando a importância do curso para o aprimoramento profissional dos militares bem como o crescimento desta profissão na região. "Aproveitem essa oportunidade, pois é o curso mais concorrido que temos e vocês estão recebendo ele de forma gratuita pela Força Aérea Brasileira (FAB)", resumiu.

A coordenadora local da Comissão, Tenente Odnélia Cristina Siqueira de Amaral Cançado, expressou a felicidade em finalizar o ano de 2019 com êxito no cumprimento da missão. "É com grande satisfação que encerramos o ano com a capacitação profissionalizante ofertada para 51 soldados da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, sendo uma parceria muito bem sucedida entre as Instituições e com grande empenho de ambas as partes para o sucesso do projeto", concluiu.

 

Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão se propõe a oferecer uma qualificação técnica profissional aos militares que prestam serviço militar inicial e aos cabos e soldados que realizam o serviço militar voluntário com vista a facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho e obter uma formação cidadã. Tal projeto é uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Defesa e funciona desde 2004 em todo território nacional, sendo que já foram beneficiados 240 mil jovens nas Forças Armadas.

 

Fonte: Serviço Social GAP-BQ, por Tenente Odnélia
Revisão: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Valentim
 
Fim do conteúdo da página