O grande objetivo dessa campanha foi chamar a atenção das pessoas para o câncer de mama
A Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), por meio do Esquadrão de Saúde (ES-BQ) e da Seção de Assistência Social do Grupamento de Apoio (SESO/GAP-BQ), realizou, ao longo do mês de outubro, várias atividades relativas à campanha “Outubro Rosa”. Palestras, caminhada, corrida e curso para gestantes foram alguns dos eventos em que as militares do efetivo, professoras, servidoras civis e as dependentes de militares puderam participar.
Durante o referido mês, a fachada da Escola Preparatória de Cadetes do AR (EPCAR) foi iluminada com a cor rosa, fazendo menção à Campanha, e o setor de ginecologia do ES-BQ realizou atendimentos em horários diferenciados e estendidos, objetivando contemplar todo o efetivo feminino e também, as dependentes. Além de promoverem uma ação social, com a doação de lenços que serão entregues ao Hospital Ibiapaba, referência em câncer na região, que atende mulheres em tratamento de câncer de mama e de colo de útero, as militares da GUARNAE-BQ ainda estiveram presentes em outra ação, no centro da cidade de Barbacena (MG), em parceria com várias instituições. “A variabilidade de temas fortaleceu a ligação da Guarnição com a sociedade e o acolhimento das nossas militares e dependentes através dos horários abertos para atendimento. Portanto, após um mês intenso de lutas, discussões e cuidados voltados ao diagnóstico precoce e humanização do atendimento, finalizamos certos do êxito alcançado”, resumiu a Tenente Médica Érika Luciana Gomes Luna.
Finalizando, no dia 29 de outubro, aconteceu a Corrida Outubro Rosa 2019, onde o efetivo feminino participou levando muita alegria e disposição. Foram premiados os 3 primeiros lugares na modalidade corrida e, também, na modalidade caminhada. “A atividade física reafirma ao efetivo feminino a necessidade de prevenção contra o Câncer de Mama e a importância nos cuidados da saúde da mulher”, ressaltou a Tenente Ariane Aparecida Ladeira, uma das coordenadoras do evento.
Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena / MG também foram realizados exames de mamografia para rastreamento do câncer de mama.
Outubro Rosa
O grande objetivo dessa campanha é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres: o câncer de mama. É um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. A campanha incentiva também o autoexame das mamas (que já não é mais recomendado em alguns países), no qual a mulher pode, através do toque, identificar o surgimento de um tipo de caroço na região.
Como ela chegou ao Brasil? O primeiro vestígio da campanha Outubro Rosa em terras brasileiras foi no ano de 2002. O Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante o mês. Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres que queriam trazer o movimento para o Brasil e se uniram a uma empresa europeia de cosméticos. Na terceira semana de maio de 2008, em comemoração ao dia das mães, foi iluminada de rosa a Fortaleza da Barra, em São Paulo, para lembrar às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Em outubro do mesmo ano, diversos locais tiveram os seus monumentos coloridos por uma luz rosa. Foi o caso, por exemplo, do símbolo mais conhecido do Rio de Janeiro: a estátua do Cristo Redentor.
http://www2.fab.mil.br/epcar/index.php/2014-12-11-17-51-57/485-outubrorosamateria#sigFreeId38a1f17060
Redes Sociais