Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Banda de Música apresenta concerto alusivo ao Dia da FAB e do Aviador
Início do conteúdo da página

 

Na GUARNAE-BQ, Banda de Música e Baile do Aviador marcam encerramento das comemorações das festividades pela data magna da Força Aérea Brasileira


Em mais uma noite memorável, a Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), fez uma belíssima apresentação para o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e para familiares e convidados. O evento foi aberto ao público e contou com um repertório eclético, com músicas nacionais e internacionais, homenageando grandes nomes e clássicos da história da música. Em uma formatação diferente das convencionais, esta edição foi realizada no Pátio das Paineiras, no interior da Escola e, com grande público, marcou a noite desta quinta-feira (24/10).

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, destacou o nível de profissionalismo dos componentes da Banda de Música, enaltecendo o importante trabalho de divulgação institucional e de doutrinamento de tropa, incumbidos a este setor vital do Comando da Aeronáutica (COMAER). “A relação intrínseca entre as bandas militares e a tropa remonta desde a antiguidade. Esta marcação do ritmo de batalha, que hoje, nos dias atuais, se reflete no adestramento da tropa. Sendo assim, contar com a participação da Banda da EPCAR, num formato diferente, na noite de hoje, nos enche de muito orgulho. Parabenizo e agradeço a todos os envolvidos bela belíssima apresentação a nós ofertada, em comemoração ao nosso dia, do Aviador e da Força Aérea”, agradeceu o oficial-general, durante o seu discurso.

O Primeiro Tenente Músico Cristóvão Barbosa de Castro é o Chefe da Banda de Música e foi um dos regentes da apresentação. Com 34 anos de serviço dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB), o oficial destacou o envolvimento de todos os integrantes da banda, através do profissionalismo e dedicação para a realização do concerto e das atividades diárias a eles determinadas. O momento é oportuno para agradecer todo o esforço de cada integrante da nossa Banda de Música se dedicando num trabalho incansável e diário ao longo dos últimos meses para que pudéssemos realizar este concerto. Por estarmos num espaço aberto, ao ar livre, agradecemos também a Deus pelas condições climáticas que permitiram nossa apresentação. E, por fim, agradeço o apoio e o carinho que cada um dedicou a mim nos últimos meses. É um orgulho estar a frente da banda”, concluiu.

A apresentação da noite contou com participações especiais de músicos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), com sede em Lagoa Santa (MG), da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), sediado no Rio de Janeiro (RJ), convidados locais da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena e cantoras civis. Uma destas convidadas, Vanessa Elen Bergamaschine, destacou o elevado nível de profissionalismo dos componentes da Banda da EPCAR e afirmou que oportunidades como estas valorizam e agregam conhecimentos para sua carreira profissional. “Estar aqui é uma experiência maravilhosa! A oportunidade de estar próximo a profissionais autênticos da área da música, além de ser uma oportunidade para externar o nosso trabalho, nos auxilia no aprimoramento profissional, adquirindo mais experiência e permitindo uma melhor performance”, enfatizou.

Encerrando oficialmente as comemorações da Semana do ASA na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, a Associação dos Oficiais da EPCAR promoverá o tradicional Baile do Aviador, no próximo sábado (26/10).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos / Sgt Valentim
 
 


Fim do conteúdo da página