Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > DTCEA-BQ celebra seus 70 anos
Início do conteúdo da página

De 08 a 11 de outubro foram realizadas atividades alusivas ao 70° aniversário do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena


O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ) completará, no próximo dia 14 de outubro, 70 anos de atuação na execução, eminentemente descentralizada, das atividades operacionais, técnicas e administrativas, diretamente vinculadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), na área definida como de sua responsabilidade. O Destacamento desenvolve, dentro outras, as seguintes atividades: serviço de informações aeronáuticas, meteorológicas e de telecomunicações e administração, controle e manutenção da estação de apoio ao controle do espaço aéreo de Varginha (MG), com onze frequências do centro Brasília (DF) e cinco do centro Curitiba (PR).

E para comemorar tão importante data, dois importantes eventos foram realizados. Entre os dias 08 e 10 de outubro, no auditório do DTCEA-BQ, aconteceu o XI Encontro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assistência Social (ENPATEAS), com o objetivo de conscientizar os militares e servidores civis da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes e, também, acerca do Serviço de Assistência Social da Aeronáutica, através de palestras com temas relacionados ao objetivo do Encontro.

Já na manhã de hoje (11/10), no hangar de aeronaves do aeroporto de Barbacena Major-Brigadeiro do Ar Doorgal Borges, foi realizada a solenidade militar alusiva ao 70° aniversário do DTCEA-BQ. Presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, a cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares de Barbacena e região, além de representantes do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1).

 

Comandante do DTCEA-BQ, o Tenente Paulo Garcia de Souza Filho, em seu discurso, destacou o elevado grau de profissionalismo e comprometimento de todo o efetivo que atuaram nestes 70 anos de existência do Destacamento. “Agradeço-os não somente por honrarem, pelos seus esforços e dedicação, a exitosa história deste Destacamento, mas também porque, pela eficiência dos seus trabalhos, engrandecem o nome do DTCEA-BQ, contribuindo, com excelência, para o cumprimento da nobre missão da Força Aérea Brasileira (FAB): controlar, defender e integrar”, finalizou.

O Destacamento de Barbacena possui sua subordinação vinculada ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, sediado em Brasília. O Subcomandante do CINDACTA 1, Coronel Engenheiro Marcelo Zabotto Adrião, esteve presente na solenidade e fez questão de destacar o alto grau de profissionalismo dos militares do efetivo do DTCEA-BQ. “O CINDACTA 1 reconhece que os bons frutos desses trabalhos, ao longo destes 70 anos, foram e continuam sendo colhidos. Parabenizo a todos por esta data e pelo excelente trabalho que desenvolvem em prol do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. O DTCEA-BQ é um orgulho não somente para Barbacena, mas para todo o Comando da Aeronáutica”, discursou.

“Parabenizo o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena pelos seus 70 anos, cumprindo com dedicação e profissionalismo a sua missão dentro do SISCEAB. Parabenizo a todos os integrantes do efetivo que, durante 70 anos, atuam para que a missão da FAB possa ser cumprida em sua área de atuação. Em nome do efetivo da EPCAR, agradeço a cada um que, durante todos estes anos, contribuíram para que nossa Escola também cumpra a sua missão institucional”, enalteceu o Brigadeiro Bellintani.

Durante a solenidade, foi cantado o Hino Nacional e premiados o “destaque profissional” e o “graduado padrão” do ano de 2019, prêmio concedido aos integrantes do efetivo do DTCEA-BQ que se destacaram na execução de suas atividades. Após, o efetivo do Destacamento, autoridades e convidados participaram de uma confraternização no hangar de aeronaves do aeroporto de Barbacena.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos / Sgt Aurélio

 

 

Fim do conteúdo da página