Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Estágio de Adaptação Técnico 2019 acontece na EPCAR
Início do conteúdo da página

Instruções, treinamento físico, entre outras atividades fazem parte da rotina dos estagiários

Desde o dia 19 de agosto, vinte e três estagiários participam do Estágio de Adaptação Técnico (EAT), do ano de 2019, sob responsabilidade da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG). A preparação dos futuros oficiais temporários da Força Aérea Brasileira (FAB) consiste na adaptação à conduta militar, além de instruções básicas que os levam ao aprendizado dos pilares fundamentais do militarismo: Hierarquia e Disciplina.

A rotina é intensa e tem início logo nas primeiras horas do dia. São instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de aulas teóricas para conhecimento dos regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER), tudo com o objetivo para que se concretize uma preparação mais adequada para a inserção dos mesmos no contexto da vida de uma Organização Militar. A “Turma Aslan”, nome dado baseado no personagem criado por C. S. Lewis, reconhecido por seu espírito de liderança, justiça e honra, é composta por profissionais nas áreas de administração, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, magistério, pedagogia e serviço social.

O início do estágio foi marcado por uma aula inaugural proferida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e, após trinta dias de novos conhecimentos e orientações, os estagiários receberam as insígnias de posto, momento em que marca o fim da etapa inicial. Além disso, na última semana de setembro, realizaram o Exercício de Campanha (EXEC) que tem o objetivo de prepará-los para atuação em situações hostis, através de treinamentos de sobrevivência, técnicas e táticas básicas de uso do equipamento individual, marchas, primeiros socorros, deslocamentos terrestres, exercícios de maneabilidade e orientação. “Vivenciar o EXEC foi um desafio único, cheio de expectativas e de superação. Descobri uma força escondida sob uma aparência que se julgava frágil. O espírito de união que desenvolvemos nesses dias nos transformou em uma família, superando as limitações de cada um para se forjar em um grupo unido, capaz de enfrentar e superar todas as dificuldades que encontrarmos.”, afirmou a estagiária Aline Priscila Viol.

O coordenador do estágio, Capitão Especialista José Francisco Modesto, juntamente à sua equipe de trabalho e coordenação, vem atuando para preparar os estagiários a se tornarem oficiais da FAB. “De modo pessoal, afirmo que é gratificante atuar na formação militar desses profissionais, entregando à Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) oficiais cônscios de suas responsabilidades, com os preceitos de hierarquia e disciplina internalizados e com gama de conhecimento necessário ao desempenho qualitativo de suas missões.”, concluiu.

O EAT 2019 continua sua rotina e a previsão para o fim do estágio é dia 17 de outubro, com a solenidade militar. Nessa oportunidade, os integrantes do “Esquadrão Aslanreceberão as espadas, as quais representam o símbolo do oficialato, e assumirão suas funções nas diversas seções da GUARNAE-BQ.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Leopoldo/Sargento Valentim/Sargento Domingos
 
 
Fim do conteúdo da página