Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > ES-BQ realiza a doação de leites arrecadados no Simpósio
Início do conteúdo da página

ES-BQ realizou Simpósio de Saúde e foram arrecadados cerca de 200 litros de leite UHT que foram repassados à instituição de apoio a idosas, em Barbacena. Integrantes do EAT também realizaram visita às idosas, levando carinho e atenção.


O Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) realizou, no último dia 19 de setembro, o 2º Simpósio de Saúde. O evento foi uma promoção do Centro de Estudos do Esquadrão e teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e o aperfeiçoamento técnico-científico dos profissionais da área da saúde de Barbacena (MG) e região. Na oportunidade, foram arrecadados junto aos participantes aproximadamente 200 litros de leite e que foram doados, neste sábado (28/09), ao Lar das Velhinhas, uma instituição que atende a cerca de 30 idosas e fica localizada no bairro Monte Mário, na cidade de Barbacena (MG). No ato da doação, esteve presente também o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, acompanhado de sua esposa, além da banda de música da EPCAR e militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Para a Comandante do ES-BQ, Tenente Coronel Médica Jacqueline Leite Frade, além de proporcionar conhecimento, através do simpósio, a arrecadação dos donativos e a doação a uma instituição que presta um trabalho sério, reafirmar o compromisso da Força Aérea Brasileira com a sociedade. “Trata-se de uma oportunidade para se fazer o bem, associado a um evento que possibilitou a capacitação de profissionais e acadêmicos da área da saúde. Enfim, o Simpósio de Saúde do ES-BQ pode proporcionar este momento mágico, capacitando profissionais e levando solidariedade”, destacou a oficial.

A instituição beneficiada com os donativos também recebeu, na sexta-feira (27/09), a visita dos estagiários do Estágio de Adaptação Técnico 2019 (EAT). Estes militares, em breve, concluirão o estágio e serão incorporados ao Quadro de Oficiais Convocados da Aeronáutica (QOCon). Divididos em várias especialidades, os integrantes do EAT visitaram o Lar das Velhinhas e levaram atenção, carinho e presença, além da doação de fraldas para a instituição, na mesma oportunidade onde puderam conhecer o trabalho que é desenvolvido com as assistidas. Para o Capitão Especialista de Aeronáutica José Francisco Modesto, coordenador do EAT, esta visita agrega nos estagiários aspectos indispensáveis à formação cívico-militar. “A inserção do estagiário na comunidade para o entendimento de que fazemos parte de uma sociedade e que necessita de apoios, mostra a importância da FAB e do cidadão militar num contexto mais amplo de ajuda e torna prática a formação cívico-militar, indispensáveis a todos nós, militares”, afirmou.

Integrante da Turma Aslan, nome escolhidos pelos estagiários para a turma do EAT 2019, Alessandro Volnei da Costa Vitoreti destacou que atividades desta magnitude são fundamentais para o crescimento pessoal de qualquer ser humano. “Toda atividade social é muito importante e a FAB está nos proporcionando esta oportunidade em fazer algo a pessoas que necessitam, nos permitindo, a cada um de nós, um crescimento pessoal”, concluiu.

O Lar das Velhinhas atualmente sobrevive de doações para dar continuidade à assistência às idosas que residem no local, através de cuidados como assistência médica e nutricional, além de oficinas de artesanatos. Magda Maria Furtado Campos, diretor da instituição, destacou que além da doação dos leites, que serão fundamentais para a subsistência, as assistidas também sentem carência afetiva e, em visitas como estas, a autoestima eleva-se a patamares que refletem nas atividades do cotidiano. “Gostaria de agradecê-los pela presença e pelas doações. Vocês proporcionaram momentos inesquecíveis a elas (moradoras). Esta casa sobrevive da solidariedade das pessoas e, nestes dois dias, a Aeronáutica trouxe o que elas precisam, donativos e momentos de alegria”, agradeceu.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos / EAT 2019

 

Fim do conteúdo da página