Curso, palestras e participação em ações sociais fizeram parte da programação
A Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) realizou, durante todo o mês, atividades alusivas ao Setembro Amarelo, assim como em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) , com palestras para o efetivo e participação em ações sociais promovidas na cidade de Barbacena (MG).
No auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a psicóloga especializada em psicologia familiar e individual Natália Fernandes abordou o tema “Suicídio e Transtornos Mentais”, relatando que é possível ter qualidade de vida possuindo estes transtornos, mas é preciso procurar ajuda. “O mundo moderno prepara os indivíduos para a guerra diária, mas não os prepara para o principal inimigo, o próprio indivíduo, com seus medos, dores, angústias, entre outros. A pessoa com Transtorno Mental pode e deve viver em harmonia com a sociedade e, principalmente, consigo mesmo.”, concluiu a psicóloga.
A Tenente Ariane Aparecida Ladeira, adjunto da Seção de Serviço Social do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), enfatizou a importância de se abordar um assunto de saúde pública tão sério e delicado ao efetivo. “O tema vem sendo alvo de debates nas Forças Armadas devido ao fato de muitos militares estarem dentro da faixa etária considerada faixa de risco.”, explicou a militar.
Além desse evento, cinco militares da GUARNAE-BQ concluíram o Curso de Capacitação em Prevenção ao Suicídio no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF) e, no centro da cidade de Barbacena, os concludentes e militares da Guarnição, participaram de ação social promovida por instituições públicas locais, orientando e interagindo com a população sobre a campanha.
Encerrando o mês de atividades, o Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) realizou uma mesa redonda de debate sobre o tema “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio”, sendo composta por militares das especialidades de psicologia, psiquiatria e enfermagem, e a audiência por militares, professores e civis da Guarnição. “A oportunidade de conversar sobre saúde mental, informar, sensibilizar é a melhor forma de combater o estigma. Com isso conseguimos proporcionar que pessoas em sofrimento consigam ter acesso a cuidados efetivos para seu tratamento.”, finalizou o médico psiquiatra Gustavo de Moura e Silva Toledo, um dos integrantes da mesa.
Campanha Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo surgiu para fazer um alerta sobre o aumento dos casos de suicídio no mundo. No Brasil, a Campanha Setembro Amarelo foi trazida em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) no intuito de sensibilizar a população sobre a realidade do suicídio, assim como enfatizar a prevenção dessa causa de morte e promover a valorização da vida.
http://www2.fab.mil.br/epcar/index.php/2014-12-11-17-51-57/460-setembroamarelomateria#sigFreeId82246092bf
Redes Sociais