Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Esquadrão Phoenix realiza Exercício de Campanha
Início do conteúdo da página

Realizado anualmente, o EXEC proporciona aos alunos procedimentos, técnicas e táticas para uso em várias situações da vida castrense


Entre os dias 09 e 13 de setembro, os alunos do Esquadrão Phoenix, 2° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), participaram do Exercício de Campanha (EXEC), visando uma melhor preparação através de treinamentos de técnicas, táticas e procedimentos para as mais diversas situações adversas advindas de uma atuação militar em situações hostis. As atividades foram realizadas nas dependências da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), na área de acampamento da Escola e, também, no 11° Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (11° BI Mth), sediado na cidade de São João del-Rei (MG).

O Major Aviador Leonardo Vinícius Pétersen, Comandante do Esquadrão, destacou que os objetivos do exercício foram atingidos, afirmando que os integrantes da turma, além de concluírem com êxito o EXEC, levarão grandes aprendizados para suas vidas e, a partir de agora, ficam mais fortalecidos para o prosseguimento de suas carreiras militares. “O exercício de campanha traz vários aprendizados, como oficinas de técnicas de sobrevivência, armadilhas, técnicas de orientação, entre outros. Ao final do exercício, ainda realizamos uma marcha de cerca de 11km, que se tornou um marco na história dos alunos pois foram testados a desafiarem seus próprios limites. A temperatura estava muito alta, tornando os exercícios mais desgastantes, contudo, a vibração e profissionalismo de cada aluno foi primordial para que cumpríssemos bem esta missão”, enalteceu o oficial.

O EXEC é realizado anualmente e tem o objetivo de prover aos alunos treinamentos dos procedimentos, técnicas e táticas básicas de uso do equipamento individual, marchas, estacionamento, deslocamentos terrestres, exercícios de maneabilidade e exercícios práticos. O exercício é estruturado de forma a proporcionar aos alunos uma atividade de campanha dinâmica, em que os instruendos recebam conhecimentos teóricos e práticos básicos, necessários a todo militar.

Um dos momentos mais marcantes do processo de formação dos alunos é a participação no exercício de campanha. Este fato não será diferente com a aluna Diana Borges Costa. Ela afirmou que todas as experiências vividas concretizaram-se em um excelente aprendizado, sendo fundamentais para que cada participante mensurasse os seus verdadeiros limites. “Pude aprender muitas coisas, vivendo na prática experiências e atuações anormais que poderão garantir a minha sobrevivência. É uma experiência única e guardarei para a vida toda, tornando-se ainda mais valorizada porque a maioria dos jovens da minha idade não terão esta oportunidade”, frizou, destacando que as lições também serão úteis para sua vida pessoal. “Pude perceber que venço desafios e alcanço limites que eu mesmo não imaginava que seria possível. Alcanço objetivos, metas e, através do trabalho de liderança que é exercido durante o exercício, podemos perceber qualidades e defeitos em si que não perceberíamos no dia a dia”, concluiu.

Ao término do EXEC, os alunos do Esquadrão Phoenix foram recepcionados pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e pelo Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi, no Pátio de Formaturas da Escola, na oportunidade em que o oficial-general proferiu uma mensagem aos presentes, em especial, aos alunos, após realizados os ritos militares de encerramento do exercício. “Neste período do exercício, vocês viveram uma meteorologia favorável para a prática das instruções. Todavia, como futuros oficiais, temos que analisar a meteorologia como um fator de incerteza. Da mesma maneira que lhes ajudou nesta oportunidade, poderia apresentar inúmeras dificuldades. Independente disto, venceram mais esta importante etapa no processo de formação, cumprindo os objetivos com galhardia, entusiamo e vibração. Congratulo a cada um dos envolvidos pelo cumprimento da missão, na certeza de que os ensinamentos obtidos serão plenamente aplicados na vida de cada um”, destacou o Brigadeiro Bellintani, que foi aluno epcariano* entre os anos de 1984 e 1986.

* denominação popular dada ao aluno matriculado no Curso Preparatório de Cadetes do Ar.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim / Sgt Leopoldo
 
 
 
 
Fim do conteúdo da página