Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Desfiles marcam comemorações do Dia da Independência
Início do conteúdo da página

Instituições militares e de ensino da cidade de Barbacena comemoraram o dia da independência do Brasil com desfile cívico-militar


A comemoração do 197° aniversário da Independência do Brasil, na cidade de Barbacena (MG), foi marcada pelo desfile cívico-militar com a presença da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Militar, Bombeiros Militar, Instituições e escolas das redes municipal e estadual de ensino. Mais de 6.000 pessoas foram à Avenida Bias Fortes, no centro da cidade, para assistir aos desfiles militares e de aproximadamente 2000 alunos das instituições de ensino, que levaram para a avenida homenagens à data e projetos que são desenvolvidos em suas escolas. A organização do evento é uma parceria entre a Prefeitura de Barbacena, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BMMG).

Após o desfile motorizado do Comandante Geral do desfile, com seus Estado-Maior, o público cantou o Hino Nacional Brasileiro e pode acompanhar a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) que abriu os desfiles comemorativos, fazendo o público vibrar com os grupamentos compostos pelos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e os efetivos da EPCAR, do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), alunos veteranos (ex-alunos da EPCAR), integrantes do Programa Forças no Esporte e viaturas militares. Ao todo, mais de mil militares da Guarnição participaram do desfile. Destaque para os grupamentos do Corpo de Alunos, que passaram em frente ao palanque de autoridades com seus tradicionais de gritos de guerra e para o simbolismo que ficou evidente nos dois últimos grupamentos da Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo: o contraste entre épocas distintas, onde alunos veteranos, alguns com mais de 80 anos de idade e crianças do PROFESP, com idade entre 7 e 16 anos, integrando gerações no mesmo sentimento de patriotismo.

“Hoje enaltecemos a data magna da nossa pátria e, como em todo aniversário, é um momento de muita alegria e deve ser celebrado e comemorado. Esta data também é uma oportunidade de reflexão para percebermos como, no nosso dia a dia, podemos continuar trabalhando na construção de uma nação cada vez mais justa e próspera, deixando um legado para nossos filhos. Parabéns a todos os brasileiros pelo dia da nossa independência”, disse o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

 

Moradoras do bairro Nova Cidade, em Barbacena, as senhoras Rosa Heli Mendes Ferreira e Ilda Donizeti da Silva, fizeram questão de prestigiar o evento e ainda trouxeram as netas para assistirem e despertar o interesse pela data e o amor pela pátria. “Venho em todos os anos no desfile e, neste ano, fiz questão de trazer minhas netas para que elas também gostem de participar destas comemorações, que são sempre muito lindas e importantes para o Brasil”, afirmou a Sra. Rosa. “O motivo de minha vinda é o amor à Pátria e de comemorar o sete de setembro, que é uma data muito importante para o Brasil”, destacou a Sra. Ilda, que teve uma de suas filhas desfilando na Escola Municipal Professora Yayá Moreira.

Também desfilaram as instituições de segurança que possuem sede na cidade, como a Polícia Militar, os Bombeiros Militar e a Guarda Civil Municipal, com seus efetivos e suas viaturas que são utilizadas para as mais diversas atuações que cada Instituição executa. O Colégio Tiradentes da Polícia Militar abriu os desfiles estudantis que contou ainda com escolas municipais e estaduais e com a fanfarra do Instituto Padre Cunha, do distrito de Pinheiro Grosso.

Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura do município, Luiz Carlos Rocha de Paula é um dos grandes incentivadores das comemorações e das participações dos alunos no desfile. Nesta oportunidade, destacou que o resgate dos valores patrióticos e de civismo e a incursão dos mesmos na vida das crianças é fundamental para o fortalecimento e o crescimento da nação. “É necessário que transmitamos às nossas crianças o valor de pertença à nação e que elas também são responsáveis pela construção de uma convivência mais harmônica entre os habitantes. Esta data representa bem este sentimento e é uma oportunidade para que elas se sintam parte de todo este processo de formação pessoal e comunitário em que vivem, despertando o amor à Pátria e a tudo o que a ela diz respeito”, enalteceu, parabenizando todas as instituições participantes.

Com 70 anos de história, a “Nascente do Poder Aéreo” mantém vivos os desafios do cumprimento de sua missão institucional, além de perpetuar todos os laços que a une à cidade de Barbacena, atuando em todas as esferas para o engrandecimento de sua população e das instituições a ela pertencentes.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Leopoldo / Sgt Valentim / Sgt Domingos

 

 

Fim do conteúdo da página