Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR encerra participação na NAE com quatro troféus
Início do conteúdo da página

De 11 modalidades disputadas, EPCAR e Colégio Naval venceram 4 e, EsPCEx, venceu 3. Em 2020, a Nascente do Poder Aéreo será a anfitriã da competição

 

Entre os dias 24 e 30 de agosto, foi realizada na cidade de Angra dos Reis (RJ), no Colégio Naval (CN), a 51ª edição da NAE, competição esportiva entre as escolas militares das Forças Armadas. Representando a Força Aérea Brasileira (FAB), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) levou uma delegação total de duzentos integrantes para que seus 147 atletas pudessem competir em onze modalidades disputadas, sagrando-se campeã em quatro delas: atletismo, orientação, esgrima e xadrez. Representante da Marinha do Brasil (MB) e anfitriã da competição, o Colégio Naval venceu as modalidades de natação, vôlei, tiro e triatlo militar e, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), representante do Exército Brasileiro (EB), foi campeã no futebol, basquete e judô. A competição encerrou-se na manhã da última sexta-feira (30/08), com a realização solenidade militar de encerramento, na oportunidade onde foram premiados atletas recordistas e foi feita a passagem do fogo olímpico a um aluno da EPCAR, escola sede da próxima edição da NAE.

“Para mim, é muito satisfatória esta conquista, pois, primeiramente vi o empenho de todos os alunos durante o ano de treinamento. Eles buscaram, a todo momento, melhorar o seu jogo e sempre seguiram as orientações nos treinos. Sendo assim, o resultado não poderia ser diferente e esta conquista se torna ainda mais valorizada pois o nível de competitividade foi muito alto, o que nos dá a certeza de que o trabalho foi bem desenvolvido”, afirmou o Sargento Ialex Abiorana Campos, treinador da equipe do xadrez que sagrou-se campeã na NAE.

Dentre as quatro conquistas pela Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, uma das disputas mais emocionantes ocorreu na esgrima. Na categoria individual, a decisão para o primeiro lugar foi decidida no detalhe e cada ponto era comemorado pela torcida que apoiou os atletas durante todo o embate. No segundo dia de competição da modalidade, desta vez por equipes, a EPCAR repetiu o bom desempenho que já havia apresentado e confirmou o título pelo terceiro ano consecutivo. O aluno Luis Eduardo da Silva Santos faz parte da equipe há três anos e destacou que o empenho durante os treinamentos foi fundamental para que o título fosse conquistado. “É um sentimento que não dá para descrever. Foram três anos de treinamento intenso e ano passado, na condição de reserva, não obtive meu melhor resultado. Contudo, neste ano, com uma equipe muito forte e com participações em várias competições preparatórias e treinamentos intensos, conseguimos fazer nosso melhor em pista e lograr êxito na competição. Levamos a esgrima para nossa tão querida escola”, concluiu.

A NAE reúne os futuros líderes das Forças Armadas e, além da prática esportiva, tem como objetivo promover o companheirismo e o espírito de camaradagem entre os participantes. Participam e prestigiam toda a competição, os Comandantes da Escolas e, também, os Comandantes dos Corpos de Alunos e demais oficiais que atuam diretamente no processo de formação, na oportunidade em que se estreitam laços para uma melhor formação dos alunos militares. O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, fez questão de prestigiar a competição durante todos os dias, acompanhando o desempenho das equipes. Satisfeito com os resultados obtidos, o Oficial-General destacou que o objetivo da competição foi atingido. “O sentimento é de sucesso pela excelente participação durante a NAE. Foi uma grande festa de congraçamento, que é a palavra-chave desta competição e o objetivo maior, sendo este objetivo plenamente atingido. O número de conquistas obtido por cada escola confirma o grande equilíbrio na parte esportiva, na oportunidade onde pudemos presenciar demonstrações de amizades com grandes potenciais de desenvolvimento, sendo esta nossa esperança, de que os laços entre os futuros líderes das Forças Armadas também se aprimorem através do esporte. Parabenizo toda a nossa delegação, atletas, professores e treinadores, civis e militares, que se empenharam durante todo o ano e tão bem nos representaram na 51ª NAE. Ao Colégio Naval, meu agradecimento e meus cumprimentos pela excelente acolhida e organização do evento”, destacou.

A NAE é a competição esportiva mais importante prevista no calendário das escolas militares. A coordenação geral da NAE é de responsabilidade da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), órgão que representa o Brasil junto ao Conselho Internacional de Desporto Militar. A cada ano uma das três escolas participantes é anfitriã e, em 2020, os jogos serão sediados na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena (MG).

 

 

NAE

A NAE é um evento esportivo realizado entre as escolas das Forças Armadas, representadas pelo Colégio Naval, Escola Preparatória de Cadetes do Exército e Escola Preparatória de Cadetes do Ar. A competição tem como lema “amizade através do desporto”, e tem por objetivo promover o companheirismo e o espírito de camaradagem. É composta das seguintes modalidades: atletismo, futebol, natação, tiro, vôlei, basquete, xadrez, orientação, esgrima, judô e triatlo militar.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: NascenTV

 

 

Fim do conteúdo da página