Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > NAE se aproxima da reta final
Início do conteúdo da página

 

EPCAR já está classificada para a final nas modalidades de basquete e futebol. Atletismo é octacampeão. Orientação levou medalha de ouro. Esgrima venceu fase individual.

Começou no dia 24 e vai até o dia 30 de agosto, a 51ª edição da NAE, que é uma competição esportiva disputada entre as escolas militares das Forças Armadas. Atletas do Colégio Naval (CN), da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) disputam, durante uma semana, onze modalidades na maior competição esportiva entre alunos de escolas militares. Nesta edição, a anfitriã é o Colégio Naval, sediada em Angra dos Reis (RJ).

Logo no primeiro dia de competições, já se identificava claramente que a NAE 2019 seria repleta de emoções. Após a solenidade de abertura, que foi prestigiada por diversas autoridades das Forças Armadas e contou com a apresentação das equipes, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica, iniciou-se o primeiro dia da competição de atletismo. E, na primeira prova, os atletas da Nascente do Poder Aéreo demonstraram que os treinamentos haviam sido bem desempenhados e que a equipe tinha chances reais de se tornar campeã na modalidade pelo oitavo ano consecutivo. Já no domingo (25/08), o favoritismo da EPCAR se concretizou e a equipe, ao conquistar sete de treze ouros possíveis, faturou o troféu da modalidade, sob o comando dos treinadores professores Carlos José Nogueira, Adriane de Oliveira Sampaio e do Tenente Fernando Maciel Fernandino, que neste ano se despedirá do serviço ativo após cumprir oito anos de serviço do Quadro de Oficiais Convocados da Aeronáutica (QOCon). “Foi uma experiência ímpar. Dediquei-me integralmente à EPCAR desde o processo seletivo, quando decidi abrir mão de outras experiências para ingressar como oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). O sentimento hoje é de dever cumprido, não somente pelos títulos, pois são consequência da execução de treinamentos planejados, mas pelo trabalho em si e pela dedicação que investi em todas as ações que me foram exigidas na carreira, não somente no atletismo”, declarou, na oportunidade em que também agradeceu a todos que participaram das equipes nestes oito anos, especialmente, aos alunos.

Das sete medalhas que foram conquistas no atletismo, o aluno Allan Rodrigues da Mata é responsável por três delas, sendo campeão nos revezamentos 4x100 e 4x400, além da conquista individual na prova do salto em distância. Em seu último ano na EPCAR, o aluno agradeceu toda a equipe e treinadores por poder coroar todos os treinamentos com estas conquistas. “Duas destas medalhas foram conquistadas por uma equipe, por quatro atletas que treinaram exaustivamente para que cada detalhe fosse cumprido e melhorássemos nossas marcas e, obviamente, conquistássemos as vitórias. O resultado não poderia ser outro, pois todos os alunos e treinadores focaram para que cada um tivesse suas melhores marcas individuais e, como consequência, nos permitiu vencer as provas e nos sagrarmos campeões da modalidade. O mérito é de toda a equipe e comissão técnica”, afirmou.

A competição seguirá até a manhã desta sexta-feira (30/08), com a partida final do futebol e posteriormente com a cerimônia de encerramento. Aos atletas da EPCAR ainda há possibilidades de medalhas no futebol e no basquete, com as equipes já classificadas para a final. Na esgrima, na categoria individual, os atletas da Nascente do Poder Aéreo foram os maiores pontuadores e competirão, agora, na categoria por equipes para confirmarem o título na modalidade. Já no xadrez e no triatlo militar, os alunos da EPCAR prosseguem na disputa, que se encerra nesta quinta-feira (29/08). Até o momento, o CN sagrou-se campeão na natação e tiro, a EsPCEx no judô e a EPCAR, no atletismo e orientação.

Para àqueles que desejarem acompanhar o desempenho e a cobertura completa de todas as competições da 51ª edição da NAE, basta acessar as redes sociais da NascenTV, buscando @NascenTvEpcar no Facebook e no Instagram.

Clique aqui e confira a programação da NAE 2019.

 

 

 

NAE no smartphone

Por meio de um aplicativo disponível para aparelhos dos sistemas Android e IOS, o público poderá acompanhar a programação, os resultados dos jogos, os recordes da competição e as matérias produzidas. Tudo de forma rápida e ao alcance das mãos.

NAE

A NAE é um evento esportivo realizado entre as Forças Armadas, representadas pelo Colégio Naval, Escola Preparatória de Cadetes do Exército e Escola Preparatória de Cadetes do Ar. A competição tem como lema “amizade através do desporto”, e tem por objetivo promover o companheirismo e o espírito de camaradagem.

Os jogos constam no calendário esportivo das escolas como a principal competição esportiva do ano. É composta das seguintes modalidades: atletismo, futebol, natação, tiro, vôlei, basquete, xadrez, orientação, esgrima, judô e triatlo militar.

A coordenação geral da NAE é de responsabilidade da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), órgão que representa o Brasil junto ao Conselho Internacional de Desporto Militar. A cada ano uma das três escolas participantes é anfitriã. Em 2020, os jogos serão sediados na Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: NascenTV

 

 

Fim do conteúdo da página