Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Delegação embarca para a 51ª NAE
Início do conteúdo da página

Entre os dias 24 e 30 de setembro, atletas da EPCAR disputarão a maior competição esportiva entre as escolas das Forças Armadas


A delegação esportiva da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) embarcou no início da manhã desta sexta-feira (23/08) rumo à cidade de Angra dos Reis (RJ), onde participará da 51ª edição da NAE, que é uma competição esportiva entre o Colégio Naval (CN), Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e EPCAR. No total, os 147 atletas da “Nascente do Poder Aéreo” competirão em 11 modalidades: futebol, vôlei, atletismo, natação, orientação, xadrez, basquete, judô, esgrima, triatlo militar e tiro.

Comandante do Corpo de Alunos e também chefe da delegação, o Tenente-Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi está confiante numa ótima participação dos atletas da EPCAR, acreditando que os treinamentos e a dedicação dos alunos serão recompensados com marcas expressivas nas diversas modalidades que serão competidas. “Este é um momento muito esperado pelos alunos e por todas as comissões técnicas, pois é a coroação de toda uma preparação que é realizada durante o ano. Estamos com ótimas expectativas, pois a Força Aérea Brasileira (FAB) sempre tem excelentes desempenhos em todas as competições em que participa e, neste ano, não será diferente. Nossos atletas estão motivados e, com certeza, traremos ótimos resultados para mantermos este alto nível”, declarou.

Dos 147 atletas que competirão na NAE, uma das grandes esperanças de medalha é o aluno do 3° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), Paulo José Duque da Silva. Esta será a última oportunidade em que o aluno Duque participará da competição e tal fato serve de motivação para que possa obter os melhores resultados e conquistar o maior número de medalhas possíveis. “Nos esforçamos e nos dedicamos diariamente nos treinamentos e isso dá uma tranquilidade por saber que o trabalho foi bem desempenhado. Agora é colocar em prática tudo que foi treinado, na expectativa de obter o melhor resultado pessoal e vencer as provas em que competirei para ajudar minha equipe a conquistar o troféu na modalidade”, afirmou. Atleta da natação, o aluno foi destaque na Copa Rei de Natação, preparatória para a NAE.

Em 2019, a competição será sediada pelo Colégio Naval, na cidade de Angra dos Reis e terá seu início oficial na manhã deste sábado (24/08), às 9 h, com a cerimônia militar de abertura. Clique aqui e confira a programação completa de todos os eventos e acompanhe todos os resultados, diariamente, nas redes sociais da EPCAR e da NascenTV.

 

NAE

A NAE é um evento esportivo realizado entre as Forças Armadas, representadas pelo Colégio Naval, Escola Preparatória de Cadetes do Exército e Escola Preparatória de Cadetes do Ar. A competição tem como lema “ Amizade através do desporto”, e tem por objetivo promover o companheirismo e o espírito de camaradagem.

Os jogos constam no calendário esportivo das escolas como a principal competição esportiva do ano. É composta das seguintes modalidades: Atletismo, Futebol, Natação, Tiro, Vôlei, Basquete, Xadrez, Orientação, Esgrima, Judô e Triatlo Militar.

A coordenação geral da NAE é de responsabilidade da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) , órgão que representa o Brasil junto ao Conselho Internacional de Desporto Militar. A cada ano uma das três escolas participantes é anfitriã.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Júlio Fonseca

 

Fim do conteúdo da página