Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Crianças do PROFESP se divertem em Festa Julina
Início do conteúdo da página

Brincadeiras, dança da quadrilha, entretenimento e comidas típicas… As crianças e adolescentes beneficiadas pelo PROFESP puderam viver uma tarde de muita diversão.

 

O clima dos festejos julinos ainda estão presentes na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG). Após a realização da tradicional “festa julina” do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), desta vez, a “festança” foi promovida para levar alegria e entretenimento para as crianças e adolescentes beneficiadas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP). Realizado na tarde desta terça-feira (09/07), o evento contou com a participação de todos os monitores, voluntários e instrutores do programa, militares do efetivo da GUARNAE-BQ, do Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula e de educadores das escolas que são atendidas.

No campo de futebol do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ), devidamente ornamentado para o evento, barracas com comidas e bebidas típicas eram constantemente visitadas pelos participantes que se deliciavam com as mais diversas iguarias. Uma linda armação de fogueira delimitava o local onde a dança da quadrilha seria realizado e, claro, muitas brincadeiras e entretenimentos para alegrar a criançada, como pescaria, boca do palhaço, dança das cadeiras, entre outras.

Para o Coronel Fernando Monteiro de Oliveira Júnior, coordenador do PROFESP, este evento tem a proposta pedagógica de desenvolver habilidades e apresentar novos conhecimentos, procurando despertar nas crianças o gosto pelo universo simbólico das festas desta época. “Buscamos com este evento, que tem como objetivo principal valorizar e respeitar uma das comemorações populares mais típicas e antigas de nossa cultura, contribuir no desenvolvimento da identidade brasileira em cada uma das crianças. Agradeço a todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) pelo esforço desprendido para que alcançássemos o sucesso esperado para os beneficiados do projeto”, destacou.

A professora Fátima das Dores de Araújo Delbem, da Escola Municipal Tony Marcos de Andrade, atua como docente há 28 anos e destacou que eventos desta natureza são fundamentais para despertar nos alunos valores e culturas que lhes serão válidas em todo o processo de formação. “Considero estas ações de grande importância para eles (alunos beneficiados). Esta integração de um órgão do Governo Federal, ao proporcionar esta oportunidade de que eles possam interagir com uma outra dimensão e uma outra cultura de suas realidades, é de suma importância e muito válido. Eles estão com uma impressão ótima do projeto e da EPCAR e, eventos desta magnitude, integrado ao projeto, gera uma oportunidade de que eles tenham uma visão mais ampla além da comunidade e do cotidiano que eles vivenciam”, afirmou.

Diante a tantas brincadeiras e barracas que ofereciam comidas e bebidas aos presentes, o sorriso era instantaneamente externado em cada um dos rostinhos das crianças que tanto se divertiram durante a festa. A pequena Lívia Maria Aparecida Rezende Augusto, de apenas 9 anos, da Escola Municipal Alberto Correa, disse que as atividades desenvolvidas pelo PROFESP já lhe fazem muito feliz e que, uma festa julina tão bem preparada, faz dela ainda mais motivada a participar ativamente das atividades. “Quando entrei aqui, eu achei que teria um monte de coisas legais e agora eu vejo que é mais do que eu pensava, é mais especial. O que mais gosto é a aula de computador, mas esta festa julina está tão linda que eu não tenho nada a reclamar”, concluiu, estampando um belo sorriso e admirando, ao apontar cada detalhe e cada ornamentação do ambiente.

A amiguinha da Lívia também gosta muito do PROFESP. Estudantes da mesma escola e também com 9 anos, Dáfne Marcelle Silva Val Alves, também quis deixar sua mensagem e dizer que fazer parte do programa tem sido muito especial. “Eu gosto de tudo! Aqui é tão legal! Mas eu gosto das aulas no ginásio e praticar esportes. Não conhecia computador e esta aula também está sendo muito legal. A quadrilha está linda, muito bonita e a comida está muito gostosa”, disse.

Este evento está contemplado no cronograma de datas comemorativas e culturais do programa a serem desenvolvidas junto às crianças. Marca, ainda, a proximidade do final do semestre letivo, já que na próxima semana o recesso escolar terá seu início, com retorno das atividades normais no início do mês de agosto.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos

 

 

Fim do conteúdo da página