Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Semana de competições marca o Dia do Bombeiro
Início do conteúdo da página

Circuito do bombeiro foi uma das atividades com grande destaque

No dia 2 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro, e para celebrar a data, o Pelotão Contraincêndio (PCI) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediado em Barbacena (MG), realizou, na última semana, em suas instalações, diversos eventos. Ao todo, cerca de 50 militares do efetivo participaram de atividades esportivas, militares e sociais.

Os dias foram de competições entre os militares das seções e unidade sediadas no Aeroporto de Barbacena, sendo a Seção de Aeronaves (SAER), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ) e o PCI. Destaque para o cabo de guerra, o campeonato de futebol e, principalmente, o circuito do bombeiro, o qual envolve conhecimentos técnicos abordados durante o período de instruções, voltados para a sua principal missão que é prevenir, salvar e combater.

Com mais de 15 anos de carreira, o 2º Sargento Marco Antônio Ribeiro exprimiu a importância do evento. “Consideramos esta semana importante, pois tivemos um momento de confraternização, o qual proporcionou a integração e união entre SAER, DTCEA-BQ e Seção Contraincêndio, e ainda, o reconhecimento à dedicação, o entusiasmo e coragem peculiares à profissão.”, destacou o militar encarregado do PCI.

Integrante da equipe de socorristas do PCI, o soldado Djalma Bruno Campos da Silva relata a emoção de ser um bombeiro militar. “O bombeiro tem a técnica e capacidade de salvar vidas e ajudar ao próximo. Ser bombeiro é uma profissão imprevisível, nunca se sabe quando é a próxima missão, mas sempre carregamos conosco uma certeza de que fomos treinados para fazer o melhor e que faremos de tudo para salvar a vida de alguém”, finalizou.

A Força Aérea Brasileira (FAB) possui cerca de 174 bombeiros de Aeronáutica no seu quadro de especialistas. Para se tornar militar nessa especialidade, é necessário fazer o Curso de Formação de Sargentos, com duração de dois anos, na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP). O bombeiro de Aeronáutica é o profissional preparado para executar as atividades de prevenção, salvamento e combate a incêndio nos aeródromos e edificações.


DIA DO BOMBEIRO

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Domingos
Fotos: Sgt Domingos
 
 

 

 

 

Fim do conteúdo da página