Também conhecida como Nascente do Poder Aéreo, a EPCAR já formou mais de 17 mil alunos
Nesta terça-feira (21), foi realizada, em Barbacena (MG), uma cerimônia alusiva ao aniversário de 70 anos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença de diversas autoridades, além de alunos da primeira turma formada na instituição, a Turma Pioneira de 1949.
A instituição de ensino, conhecida como Nascente do Poder Aéreo, foi criada com a missão de preparar jovens que almejam ingressar no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Desde a sua concepção, em 1949, já formou mais de 17 mil alunos.
No discurso, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, destacou que os alunos são preparados para a carreira de oficial da FAB. “Nossos alunos são o orgulho de nossa Escola. Descrever o aluno da EPCAR é falar do futuro da Força Aérea. Eles serão os próximos líderes, chefes e diretores de nossas organizações militares e aqui, na Escola, eles aprendem os valores inerentes tanto para a carreira quanto para a vida: dignidade acima de tudo, servir por ideal e aprender para liderar”, disse.
Ainda durante o evento, os alunos da Turma de 1949 desfilaram em comemoração aos 70 anos de ingresso na EPCAR. Após o desfile, os integrantes do Esquadrão Sabre, que cursam o primeiro ano na Escola, homenagearam os ex-alunos pioneiros. “É um orgulho imenso que sinto de retornar à Escola e participar de uma formatura tão importante. Celebrar os 70 anos e poder reviver os dias que passei aqui é motivo de muita felicidade”, disse o Coronel Aristeu Teixeira de Mendonça, da Turma Pioneira.
Personalidades civis e militares não integrantes da Escola foram homenageados com a entrega da Comenda Ordem da Nascente do Poder Aéreo. Todos os consagrados prestaram relevantes serviços à EPCAR. “É motivo de muito orgulho receber essa homenagem neste momento emblemático, os setenta anos da EPCAR. Isso reforça a admiração que a Polícia Militar tem pela EPCAR ”, frisou o Comandante da 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Hudson Abner Pinto.
Após a solenidade foi realizada a inauguração da sala histórica “Professor Fernando Victor”, que conta toda a história e transformações da EPCAR. No espaço, com seis televisores, serão veiculados filmes sobre eventos, atividades e competições esportivas. Alguns vídeos foram produzidos pelos próprios alunos. Uma mesa interativa e uma exposição de objetos, distintivos, uniformes antigos, dentre outras peças, também podem ser conferidos. No local, os alunos e militares veteranos da EPCAR também poderão ver painéis com homenagens a personagens que passaram pela escola.
Selo alusivo aos 70 anos da EPCAR
Durante o evento, a EPCAR e os Correios lançaram um selo e um carimbo personalizados alusivos ao Septuagésimo aniversário da Escola. O selo fará parte do acervo do Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília (DF).
No dia 22 de maio, será realizado o lançamento do livro “Non Multa Sed Multum: entre montanhas e o céu de anil”, com capítulos escritos por professores da EPCAR, pelo Comandante do Corpo de Alunos, pelo jornalista Edson Brandão, pelo próprio Comandante da Escola e por sua esposa, a historiadora Adriana Bellintani. O evento será na Sala Histórica, às 9h.
Encerrando as comemorações de septuagésimo aniversário, a EPCAR promoverá o “Sábado Aéreo”, no dia 25 de maio, no Aeroporto de Barbacena, que contará com várias atrações terrestres e áreas e com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Confira aqui como foi a cerimônia.
http://www2.fab.mil.br/epcar/index.php/2014-12-11-17-51-57/426-epcar-comemora-aniversario-de-70-anos#sigFreeId20bc82f97f
Redes Sociais