Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Solenidade marca o encerramento da Lima Mendes
Início do conteúdo da página

Durante uma semana os alunos do CPCAR competiram em onze modalidades. Nesta edição, pela primeira vez na história, alunas dos três esquadrões também competiram.


No final da tarde de ontem (08/05) foi realizada a cerimônia militar de encerramento da edição de número 64 do troféu Tenente Lima Mendes. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e marcou o final da competição que teve seu início no dia 02 de maio e proporcionou a disputa de onze modalidades aos alunos e alunas do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Familiares dos alunos e o efetivo da EPCAR também estiveram presentes no Estádio Walter de Oliveira, no interior da Escola e prestigiaram o evento.

Antecedendo à solenidade, os presentes puderam prestigiar as disputas finais de cabo de guerra e futebol, ambas entre os esquadrões Pastor e Phoenix, terceiro e segundo anos, respectivamente. Nas duas disputas, muita emoção dentro e fora dos locais de competição. O cabo de guerra teve suas disputas na categoria masculino e feminino. Já no futebol, os alunos apresentaram um excelente jogo de futebol e após o tempo normal terminar em 3 a 3, o esquadrão Phoenix sagrou-se campeão ao vencer nas disputas por pênaltis pelo placar de 6 a 5, após nove cobranças para cada equipe.

Pela primeira vez na história, alunas disputaram uma competição oficial contando com participantes dos três esquadrões. Com quatro medalhas de ouro, duas de prata e um bronze, a aluna Rafaela Ferreira Monteiro, do esquadrão Pastor, sagrou-se como melhor atleta feminino da competição e destacou os treinamentos como ponto fundamental para os resultados obtidos. “Esta consagração como melhor atleta feminino representa cada segundo de esforço dedicado e, com adversárias competindo em alto nível, o valor desta conquista é maior. Foi uma experiência inesquecível! Agradeço a Deus e aos meus companheiros de equipe e a todo o esquadrão”, concluiu.

Apesar de ficar afastado por um mês por conta de uma cirurgia a que fui submetido, fiz o possível para aproveitar o tempo disponível para treinamentos e chegar na competição em condições de disputar as medalhas de ouro. As provas foram difíceis e os competidores estavam com tempos muito bons. Fico muito feliz por haver conquistado as provas e, ainda mais, sagrar-se como melhor atleta masculino da competição”, destacou o aluno Pablo José Duque da Silva, do esquadrão Pastor e que conquistou quatro medalhas de ouro nas provas de natação.

Em seu discurso, no encerramento, o Brigadeiro Bellintani enfatizou o nível da competição apresentado pelos alunos e o espírito de camaradagem que sempre deve prevalecer entre os participantes e competidores. “Agradeço às unidades da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), à Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e a todo o efetivo da EPCAR, assim como aos familiares que se fizeram presentes durante todos os dias. Pudemos perceber a participação de vários atletas com excelente potencial e que representarão nossa Escola nas competições em que participarão. Independente do resultado, o que importa é a postura de altivez e de serenidade ao encarar os resultados da prova. Este é o comportamento que esperamos de cada um de vocês. Parabéns a todos!”, finalizou, declarando a seguir o encerramento oficial da competição.

Na solenidade de encerramento, foram entregues os troféus às equipes campeãs de cada modalidade. O esquadrão Pastor levou o Troféu Tenente Lima Mendes, por haver vencido seis das onze modalidades disputadas: xadrez, orientação, esgrima, vôlei, atletismo e triatlo. Já o esquadrão Phoenix, segundo ano do CPCAR, foi vitorioso nas modalidades de futebol, judô, natação e tiro. O primeiro ano do CPCAR, esquadrão Sabre, foi eleito a melhor torcida. Os alunos que obtiveram marcas que igualaram ou superaram recordes anteriormente estipulados, também foram certificados.

Agora, os alunos retomarão os treinamentos e voltarão suas atenções para a preparação visando a disputa da NAE, competição que contará com a presença de alunos das três escolas militares das Forças Armadas – Colégio Naval (CN), Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e EPCAR. Neste ano de 2019, a competição será sediada pelo Colégio Naval, na cidade de Angra dos Reis (RJ), no final do mês de agosto.

Tenente Lima Mendes

A competição Tenente Lima Mendes é uma disputa militar interna, realizada anualmente, e foi instituída em 21 de maio de 1951, em homenagem ao Tenente Aviador Pedro de Lima Mendes. O militar iniciou sua carreira na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Porto Alegre. Passou pela Escola de Realengo e posteriormente foi transferido para o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, como Cadete do Ar.

Como Tenente Aviador, durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, integrou o 1º Grupo de Aviação de Caça.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim / Sgt Domingos
 
 
Fim do conteúdo da página