Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Turma Prócion encerra Estágio de Adaptação
Início do conteúdo da página

Os oito novos médicos militares da Força Aérea atuarão no Esquadrão de Saúde de Barbacena

 

Na manhã desta sexta-feira (26/04), foi realizada a solenidade militar de conclusão do Estágio de Adaptação e Serviço 2019 (EAS) de oito médicos aspirantes a oficiais, em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e contou com a presença de autoridades civis e militares da cidade, além dos familiares dos concludentes e de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Primeiro colocado do estágio, o aspirante Davi Ramalho Santos externou toda a sua alegria pela conclusão e destacou que todos os ensinamentos adquiridos na caserna serão levados por toda a vida. “A alegria é grande, pois vivenciamos um período de muitas responsabilidades, dificuldades e provações. Aqui aprendemos responsabilidade, dedicação, disciplina, hierarquia, entre outros valores que qualquer pessoa deve possuir para ser bem-sucedida. Estes valores serão levados comigo para sempre. Estou honrado por estar aqui neste dia!”, afirmou.

Honrem o compromisso solene assumido e a espada que empunharam pela primeira vez. Honrem a confiança depositada, sigam os ensinamentos que aqui lhes foram transmitidos, impulsionando as vontades na direção de suas aspirações e agreguem o comprometimento com a instituição em cada ação realizada. Demonstrem sempre orgulho por pertencer a essa nobre instituição, honrando a farda, sua família e, acima de tudo, a pátria”, disse o Comandante da EPCAR, em seu discurso direcionado aos formandos.

Para Frederico Wagner Teixeira Paiva, ver seu filho ingressando na Força Aérea Brasileira (FAB) é motivo de alegria e realização, destacando que a instituição militar, num curto espaço de tempo, contribuiu para que o mesmo possa desenvolver suas atividades profissionais, além de instruí-lo para sua formação moral. “Percebemos nele o amadurecimento, o crescimento da responsabilidade e o desenvolvimento de qualidades que o tornará um cidadão completo. Estou muito orgulhoso”, exaltou, com lágrimas nos olhos, o pai do aspirante Tomás Ferrão Paiva.

O aspirante Wilson Júnior Maia Marinho foi eleito como militar padrão e, visivelmente, estava emocionado durante a solenidade. Segundo ele, o caminho vivido desde o início do curso de medicina até a conclusão do estágio foi marcado por grandes dificuldades. “Após formar em medicina, sempre me interessei pela vida militar. O início foi marcado por um choque de realidade muito grande, entre os costumes civis e militares. Percebíamos, a cada dia, nosso amadurecimento e nossa transformação. A união e a amizade foi fundamental para que juntos chegássemos a este dia e, superando várias provações, concluímos com uma linda solenidade. Não me arrependo em momento algum! Agradecemos a todos que nos acompanharam”, concluiu.

Na quinta-feira (25/04), à noite, os integrantes da Turma Prócion receberam a diplomação em solenidade militar realizada pela EPCAR e, a partir de agora, irão se apresentar no Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), onde atuarão em suas respectivas especialidades, colaborando no atendimento a aproximadamente doze mil usuários que são beneficiados pelo Sistema de Saúde da Aeronáutica disponível em Barbacena para militares da ativa, da reserva e seus dependentes.

O Estágio

O EAS teve início no dia 28 de fevereiro de 2019 e, durante o estágio, os integrantes da turma Prócion estiveram submetidos a um período de intensa adaptação à vida militar, aos valores de hierarquia e disciplina insculpidos de modo a propiciar a compreensão e valorização dos elementos basilares, pilares norteadores da vida castrense. Foram ministradas instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de aulas teóricas para conhecimento dos regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER)

Logo nas primeiras semanas de instrução militar, foram ministradas disciplinas elementares contidas no currículo mínimo, bem como introduzidos os preceitos de liderança e responsabilidade, com vistas ao futuro desempenho das funções como oficial da FAB.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Valentim / Sgt Domingos

 

Fim do conteúdo da página