Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > PROFESP inicia suas atividades em 2019
Início do conteúdo da página

175 crianças de duas escolas municipais serão atendidas pelo programa

 

A manhã de segunda-feira (08/04) foi marcada pelo início das atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Desde o ano de 2014 o projeto é desenvolvido na Escola e para este ano serão atendidas 175 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 15 anos. Os beneficiados são alunos regularmente matriculados nas Escolas Municipais Tony Marcos de Andrade e Alberto Corrêa, localizadas nos bairros 9 de Março e São Francisco, respectivamente. O evento de abertura contou com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, do Secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula e de diretoras e representantes das escolas contempladas.

Em sua fala, o Brigadeiro Bellintani fez questão de frisar a alegria em receber novamente o Programa e enaltecer a dedicação de toda a equipe envolvida e a disponibilidade das instalações da Escola para que o Programa alcance todos os objetivos. “O programa tem trazido bons frutos para nós, da Organização Militar, para as escolas participantes e, consequentemente, para a comunidade de Barbacena. Tenho certeza de que todas as crianças participantes do Programa gostarão muito da convivência aqui na Escola Preparatória. Agradeço a presença de todos e a parceria para a manutenção do PROFESP na EPCAR”, enalteceu.

“Esperamos chegar ao final do ano com estas crianças mais motivadas e que progridam nos valores que são desenvolvidos no PROFESP, como cidadania, amizade, amor ao próximo, trabalho em equipe, dentre outros”. Estas foram algumas das palavras proferidas pelo Coordenador do Programa, Coronel Fernando Monteiro de Oliveira Júnior, ratificando que para o ano de 2019, além das atividades que já eram desenvolvidas nos campos esportivos e complementar, serão inseridas novas modalidades de atuação junto aos beneficiados, graças a uma parceria com o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IF), onde acadêmicos desta Instituição atuarão com as crianças nos campos da agronomia, agricultura familiar, conscientização ambiental, higiene corporal, laboratório de línguas e informática. O projeto de musicalização, que é desenvolvido por militares da Banda de Música da EPCAR também continuará fazendo parte da grade do PROFESP.

Em Barbacena, o Programa conta com a parceria do Poder Público Municipal, através da Secretaria de Educação. As escolas participantes deste ano são estreantes e a diretora da Escola Municipal Tony Marcos de Andrade, Eliana da Trindade Elias, externou toda a sua expectativa para que os beneficiados possam ter uma melhor oportunidade de vida, diante da realidade que os circundam. “Nós temos um público muito carente, em todos os sentidos. O acesso a este projeto por parte de nossos alunos é uma mudança total de vida. Espero que com esta inclusão, eles tenham o anseio em conhecer novos caminhos, de conseguir novas coisas e de estudar mais, pois, na nossa comunidade, a maioria dos alunos abandonam as escolas no ensino fundamental. Conhecia o programa e lutamos para que nossa escola fosse contemplada. Felicidade total”, concluiu, visivelmente emocionada com a presença de seus alunos nas instalações da EPCAR.

No evento de abertura, os novos integrantes do PROFESP foram apresentados à equipe que os acompanhará durante o ano, ouviram as palavras do Comandante da EPCAR, do Secretário Municipal de Educação, receberam a bênção do capelão da EPCAR e assistiram a um filme. Após, fizeram visitas de reconhecimento às instalações onde o Programa será realizado.

O PROGRAMA

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, sob coordenação das Forças Armadas, o programa conta com a parceria dos seguintes ministérios e suas respectivas secretarias: Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Secretaria Especial do Desenvolvimento Social e Secretaria Especial da Cultura; Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação; e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. As Forças Armadas disponibilizam sua infraestrutura, coordenam as atividades e prestam apoio geral ao Programa.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. A realização das ações do PROFESP cabe às Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa. Por meio de organizações militares participantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, são disponibilizadas instalações e equipamentos esportivos, infraestrutura e logística. Os núcleos de atividade esportiva (NAE) do PROFESP contam também com a parceria da comunidade, da iniciativa privada, dos demais segmentos dos poderes público e privado e do sistema esportivo organizado civil e militar.

Pela grande capilaridade das Forças Armadas, o Programa está presente em 117 localidades de todos os Estados e do Distrito Federal, inclusive no Arquipélago de Fernando de Noronha e em comunidades indígenas no interior da Amazônia. No total são atendidas cerca de 26.500 crianças.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos

 

Fim do conteúdo da página