Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EAS 2019 continua sua preparação
Início do conteúdo da página

Oito estagiários estão sendo preparados para atuarem como oficiais médicos no ES-BQ

Desde o dia 28 de fevereiro, oito estagiários estão participando do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), do ano de 2019, sob responsabilidade da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG). A preparação dos futuros médicos militares consiste na adaptação à conduta militar, bem como ao ambiente da caserna, além de instruções básicas sobre os regulamentos militares.

Os primeiros dias foram muito difíceis, foram muitas provações. Estamos conseguindo superar as dificuldades com ajuda mútua. Aprendemos muito e a evolução em cada um dos estagiários é facilmente percebida. Levaremos estas experiências para o hospital da Força Aérea onde atuaremos, pois trazemos muitas expectativas em poder contribuir trazendo esta nossa formação e nossa vontade para trabalhar”, afirmou o estagiário Wilson Júnior Maia Marinho.

 

A rotina dos estagiários é intensa e tem início logo nas primeiras horas do dia. São instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de aulas teóricas para conhecimento dos regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER), tudo com o objetivo para que se concretize uma preparação mais adequada para a inserção dos mesmos no contexto da vida de uma organização militar.

O início do estágio foi marcado pela aula inaugural que foi proferida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani. Na última semana, os estagiários realizaram o Exercício de Campanha (EXEC) que tem o objetivo de prepará-los para atuação em situações hostis, através de treinamentos de procedimentos, técnicas e táticas básicas de uso do equipamento individual, marchas, estacionamento, deslocamentos terrestres, exercícios de maneabilidade e exercícios práticos. O EXEC é estruturado de forma a proporcionar aos instruendos uma atividade de campanha dinâmica, onde os mesmos possam receber conhecimentos teóricos e práticos básicos, necessários a todo militar.

O coordenador do estágio, Capitão Especialista Alawyr Wensley de Resende, juntamente à sua equipe de trabalho e coordenação, vem atuando para preparar os jovens médicos a se tornarem oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). “Sinto-me honrado em coordenar o estágio destes jovens médicos e espero contribuir na formação dos mesmos através das minhas experiências vividas nestes 28 anos de serviço. A missão será cumprida e ao final teremos a certeza de que formaremos novos oficiais para a Força Aérea. Temos a convicção de que serão forjados novos oficiais médicos que trarão toda a sua experiência profissional e adquirirão todo o conhecimento e experiência que a Força Aérea irá lhes proporcionar”, concluiu.

O EAS 2019 continua sua rotina e a previsão para o fim do curso é no dia 26 de abril, com a solenidade militar de conclusão do estágio e entrega de espadas. Nesta oportunidade, os integrantes do “Esquadrão Prócion” serão declarados aspirantes a oficial e assumirão suas funções no Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos / Cap Alawyr

 

 

Fim do conteúdo da página