Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > PROFESP encerra suas atividades em 2018
Início do conteúdo da página

Aproximadamente 130 crianças foram beneficiadas durante o ano, na EPCAR

Chegou ao fim mais um ano de atividades do Programa Forças no Esporte – PROFESP. Durante todo a ano de 2018, os alunos do Programa participaram de atividades esportivas, como atletismo, futebol e vôlei, atividades recreativas, musicalização com militares da Banda de Música da EPCAR, educação cidadã, educação ambiental e ordem unida. E, nesta quarta-feira (28), a solenidade de encerramento foi repleta de brilho e emoção, para as crianças e para todos os participantes que estiveram no Cinema da EPCAR.

Em Barbacena (MG), o projeto é desenvolvido com crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 13 anos, pertencentes às Escolas Municipais Yayá Moreira e Sebastião Francisco do Vale. Para a execução das atividades, o programa conta com a participação de monitores da EPCAR, acadêmicos da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e Instituto Federal (If – Campus Barbacena), além da parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, com empresas, instituições e empresários voluntários da cidade.

Para o jovem Vitor Leandro Silva de Lima, de 14 anos, este encerramento foi especial. A data marca também sua despedida do programa, após dois anos participando. O aluno afirmou que, durante a sua passagem, só manterá em mente coisas boas. “Na disciplina, aprendi muitas coisas, aprendi a respeitar as pessoas. Aprendi também a ajudar as pessoas e levo a doutrina militar como um grande ensinamento para minha vida”, afirmou, ratificando agora o seu desejo de se tornar um militar da Aeronáutica no futuro.

“Estou muito feliz e orgulhosa do trabalho que é realizado pela EPCAR para com estas crianças. Sempre me engajei em projetos junto aos mais necessitados. Desde o início de minha vida pública, trabalhei para que todas as pessoas pudessem ter a sua oportunidade de buscar e realizar seus sonhos. Que este lindo Programa continue proporcionando a chance destas crianças e jovens buscar um futuro mais digno e, quem sabe, com a parceria entre a Prefeitura e a EPCAR, possamos ampliar o programa”, disse a vice-prefeita da cidade de Barbacena, Ângela Maria Kilson, que esteve presente na solenidade, representando o executivo municipal.

Um dos principais objetivos do Programa é a inclusão social. Após feita a seleção, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal, de quais escolas serão contempladas, há de se criar um diálogo constante e um parâmetro de acompanhamento para verificar a evolução de cada aluno participante. Desde 2014 no programa, a Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale já colhe frutos junto a seus alunos. “São cinco anos vivenciando esta parceria, mais de 400 alunos já passaram pelo programa, sendo uma oportunidade única na vida de muitos. O programa proporcionou aos nossos alunos novos objetivos, antes tão distantes. Vivenciar o dia a dia da EPCAR gerou expectativas e esperanças de um futuro melhor que ultrapassa as limitações comuns à dura realidade vivida pela maioria”, afirmou a diretora da Escola, Edineia Luciane Condé, concluindo: “nosso carinho e eterno agradecimento em nome da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale”.

Para o Coordenador Geral do PROFESP, Major Aviador André Cardoso de Moura, são vários os desafios que são vividos no programa, desde a captação de voluntários e parcerias até incluir o objetivo desejado na vida dos beneficiários, já que é necessário desde a presença dos monitores até o aporte financeiro. “Pensamos em todos os aspectos necessários para a execução do projeto e também para os egressos, quando devolvemos estes jovens para a sociedade. Para 2019, temos um projeto em andamento, através da lei da aprendizagem, e, sinceramente, acredito que estes jovens terão muito destaque, pois levarão nossos valores, a nossa educação e os nossos conceitos, como, por exemplo, disciplina, o que fará deles melhores no mercado de trabalho”, concluiu.

Na cerimônia de encerramento, o brilho externado pelas crianças participantes trouxe muita alegria e emoção a todos os presentes, tanto no momento em que cada um recebia, orgulhosos, os seus cerificados de conclusão, quanto na belíssima apresentação musical que fizeram junto à Banda de Música da EPCAR. Os alunos foram apadrinhados por integrantes do efetivo da Guarnição da Aeronáutica de Barbacena, principalmente alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e com a parceria de empresários voluntários da cidade, receberam presentes, como calçados, materiais escolares, óculos de grau (aos que foram diagnosticados pelo médico oftalmologista) e brinquedos. Diversas autoridades civis e militares prestigiaram a solenidade. Os colaboradores e parceiros também receberam certificados de agradecimento.

Para o próximo dia 03 de dezembro, está prevista uma belíssima Cantata de Natal, onde as crianças do PROFESP, participantes do projeto musicalização, apresentarão canções natalinas junto com a Banda de Música da EPCAR. Haverá, ainda, a participação especial do coral das crianças da Sociedade São Miguel Arcanjo, de Barbacena, e a presença do Papai Noel. O evento ocorrerá na fachada principal da EPCAR, às 19h 30min.

O PROGRAMA

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, sob coordenação das Forças Armadas, o programa conta com a parceria do Ministério do Esporte, do Ministério do Desenvolvimento Social e, ainda, da Secretaria Nacional de Juventude. As Forças Armadas disponibilizam sua infraestrutura, coordenam as atividades e prestam apoio geral ao Programa.

O objetivo do PROFESP é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio de atividades esportivas educacionais, lazer e atividades complementares. Os jovens são beneficiados com alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, ações cívico-sociais, campanhas educativas, orientações de civismo e cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos / NascenTV
 
 
 
 

 

 

Fim do conteúdo da página