Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > DTCEA-BQ comemora 69 anos de ativação
Início do conteúdo da página

Destacamento faz parte do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro

Para comemorar os seus 69 anos de ativação, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ) realizou, entre os dias 08 e 11 de outubro, o 10° Encontro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assistência Social - X ENPATEAS e a Cerimônia Militar, que foi presidida pela Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), Tenente Coronel Médica Jacqueline Leite Frade, contando com a presença do Comandante da unidade aniversariante e de representantes do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1), além da presença de diversas autoridades civis e militares da cidade e região. O efetivo do Destacamento também esteve presente nos eventos, que foram realizados nas dependências do DTCEA-BQ.

O X ENPATEAS é realizado anualmente, e nesta edição, apresentou aos participantes temas como assistência social na FAB, odontologia aeroespacial, combate a princípios de incêndio, segurança aeroportuária e, também, assuntos relacionados a cuidados com a saúde dos militares, como DST/HIV e saúde, segurança auditiva e articulatória da fala. A aula inaugural do Encontro contou a presença do Comandante da EPCAR e também Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), Coronel Aviador Mauro Bellintani. Todos os instrutores são pertencentes aos efetivos das unidades que compõe à GUARNAE-BQ e atualizaram os participantes sobre os assuntos debatidos.

Para a Primeiro Tenente Josivânia Estelita, Chefe do Serviço Social do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), apresentar os trabalhos assistenciais da FAB aos militares é uma oportunidade de apresentar os programas de ações sociais da Força Aérea.Foi uma oportunidade riquíssima, tendo em vista que o serviço social da FAB está inserido na política nacional de defesa, implementando projetos que contribuem com o comprometimento da tropa, eixo fundamental no cumprimento da missão institucional de garantia da soberania nacional”, concluiu.

O Primeiro Sargento Marco Aurélio Silva Fonseca, do efetivo do DTCEA-BQ, disse que comemorar uma data tão significativa e expressiva de ativação do Destacamento, comprova que o trabalho desenvolvido pelos militares durante estes anos são de fundamental importância para o cumprimento da missão institucional. “Participando como ouvinte no Encontro, verifico a importância fundamental para nós, militares aqui do Destacamento, pois nos foi possível refletir sobre questões como saúde, qualidade de vida e profissão, nos permitindo cumprir com maior eficácia a sua missão diária. Agradeço ao Comandante do DTCEA-BQ pela confiança nos processos de assessoramento para a realização dos dois eventos”, afirmou o graduado que atuou na organização dos eventos comemorativos.

A Tenente Coronel Jacqueline Leite Frade presidiu a solenidade militar alusiva aos 69 anos de ativação do DTCEA-BQ e disse sentir-se lisonjeada por participar de tão importante evento que comemora esta importante marca na história do Destacamento: “Quero parabenizar a todos e expressar a minha honra por ter presidido esta cerimônia. O DTCEA-BQ, sem dúvida alguma, contribui para todas as ações em nossa Guarnição e para a FAB, como um todo, principalmente nas atuações de controle do espaço aéreo. Parabenizo o Comandante do Destacamento e toda a equipe pela dedicação”, declarou a oficial.

Atualmente comandando o DTCEA-BQ, o Primeiro Tenente Paulo Garcia de Souza Filho, fez questão de agradecer a todos os órgãos diretamente relacionados com o cotidiano do Destacamento, da FAB e da cidade, não poupando elogios ao efetivo que comanda: “agradeço a todo o efetivo do DTCEA-BQ, valorosos guerreiros que ombrearam e marcharam comigo, lado a lado, na batalha diária da realização das nossas tarefas, dividindo comigo a responsabilidade do cumprimento de nossa nobre missão”, disse o oficial em seu pronunciamento.

Fonte: Seção de Comunicação Social da EPCAR, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Aurélio e Sgt Leopoldo
 
 
Fim do conteúdo da página