Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Escola Preparatória tem novo comandante
Início do conteúdo da página

Na sexta-feira (13.04) a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou a solenidade militar de passagem de cargo de comandante da unidade. O Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura passou o cargo após dois anos de comando da organização de ensino. Entre as realizações o oficial-general conduziu o processo de modernização das atividades de ensino e a adequação da estrutura da escola para a formação da primeira turma com alunas no início do ano de 2017.

"Foi com o sentimento de aeronavegante que passei os dois últimos anos à frente desta escola , pilotando uma grande aeronave composta por dedicados tripulantes e tendo, como missão precípua, o privilégio de transportar jovens passageiros, oriundos de diversas partes do Brasil, todos com o mesmo desejo de chegar ao seu destino final: a Academia da Força Aérea.” com estas palavras o Brigadeiro Moura se despediu da Escola.

A cerimônia foi presidida pelo Tenente- Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante Geral do Pessoal e o ato de passagem do cargo foi realizada pelo Major - Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, Diretor de Ensino. O Coronel aviador Mauro Bellintani, que assume o comando da Escola pelos próximos dois anos, é natural de São Paulo e ex-aluno da turma de 1984 da EPCAR. O oficial é recém-chegado do Reino Unido, onde atuou como Adido Aeronáutico e, também,comandou unidades operacionais e a Base Aérea de Boa Vista, em Roraima.

A missão da Escola é preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Além das disciplinas do currículo do ensino médio, o CPCAR prepara os alunos no campo militar com o mais elevado comprometimento aos preceitos definidos pelo Comando da Aeronáutica. A EPCAR já formou mais de 12 mil alunos, atuando desde 1949.

Fotos: 1S Leopoldo e 2S Domingos

Fim do conteúdo da página