Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Alegria e emoção marcam a chegada dos novos estagiários do CPCAr
Início do conteúdo da página

Em  clima de muita alegria e emoção, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) recebeu, neste sábado (20/01), os aprovados no último exame de seleção, do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAr 2018).

O carioca, Raphael Brandão Ferreira Cunha, 16 anos, dedicou-se 2 anos para conseguir uma vaga na Escola. “Hoje é o primeiro passo da realização de um sonho, resultado de tudo que estudei e batalhei para conquistar”, afirmou.

A mineira de Campos Altos, Ana Carolina de Lemos Curi, 15 anos, realizou o exame pela segunda vez. “Ano passado não tive êxito, mas este ano consegui a aprovação. Meu pai é aeromodelista, então sempre gostei de assuntos relacionados à aviação. Além disso tenho familiares militares que me motivaram a realizar este sonho."

Acompanhados de familiares, os futuros alunos foram recebidos pelo Comandante da Escola, Brigadeiro-do-ar José Aguinaldo de Moura e participaram de palestras sobre ensino, formação militar e rotina da Escola.

Em sua apresentação, o oficial-general destacou a importância do curso preparatório para a formação de líderes da Força Aérea. “É na juventude que se adquire a capacidade de liderança e vocês viverão esta fase aqui na Epcar. Espero que levem para o resto da vida os valores fundamentais que aprenderão e vivenciarão ao longo deses três anos”.

Entre os pais, o sentimento era de confiança e emoção. “Tenho muita confiança nesta escola, sei que meu filho será bem cuidado. Meu coração está apertado, vou sentir muita saudade, mas saber que meu filho está feliz me conforta”, disse o orgulha Dilcéia Costa, mãe de um dos estagiários.

Após as palestras os jovens se despediram dos pais e iniciaram o Estágio de Adaptação à Atividade Militar, que tem como objetivo adaptar os estagiários aos princípios normativos que regem a rotina estudantil e militar da Epcar. O cronograma de atividades segue até o dia 09 de fevereiro, quando está prevista a cerimônia de entrega de platinas.

A tradicional cerimônia de transposição do Portão da Guarda está prevista para  domingo (21), às 8 horas. Na ocasião os estagiários se apresentarão formalmente ao Comandante da Escola.

CPCAr 2018
O processo seletivo para o CPCAr 2018, realizado em julho de 2017, contou com mais de 14 mil candidatos, de diversas regiões do país, sendo 9.413 do sexo masculino 4731 do sexo feminino, que disputaram 160 e 20 vagas, respectivamente. O edital do processo seletivo para o CPCAr 2019 será publicado, neste semestre, no site ingresso.afaepcar.aer.mil.br.


Fotos: S1 Adriano Barbosa

Fim do conteúdo da página