Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAr forma 150 alunos concluintes do CPCAR
Início do conteúdo da página

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou neste sábado (16/12) a formatura militar de 150 alunos marcando o fim de um ciclo de três anos em Barbacena.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, além de outras autoridades civis e militares.

A cerimônia de formatura do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) é marcada por alguns ritos simbólicos, dentre eles, a passagem do Estandarte da Escola, que é feita pelo líder do Corpo de Alunos ao primeiro colocado da turma do segundo ano do curso. A condução do Estandarte é concedida ao primeiro colocado do terceiro ano, posição alcançada pelo discente que mais se destaca nas avaliações intelectuais, físicas e militares.

O aluno Fernando Cunha Ruffo, natural de Barbacena (MG), recebeu o prêmio de primeiro colocado geral do curso da turma Lancevaque, com média global de 9,38 e dedicou a conquista aos seus pais:

“ Sinto muito orgulho de todas as escolas que passei aqui na minha cidade. Agradeço todos os professores que me influenciaram na vida e me motivaram a estar aqui. Eu dedico esta conquista aos meus pais, amigos e, principalmente, aos companheiros de turma que acompanharam nessa caminhada. Meu sonho agora é ir para Academia e me formar aviador.” conclui


Em mensagem à turma, o Diretor de Ensino da Aeronáutica destacou a importância da conclusão do CPCAR para os futuros oficiais da Força Aérea. "A AFA está, agora, mais perto do que há três anos; em seus semblantes, vejo a certeza da vitória, e quando as dificuldades cruzarem seus caminhos, lembrem dos valores fundamentais da EPCAR: dignidade acima de tudo, servir por ideal e aprender para liderar", disse o Major-Brigadeiro Mesquita.

EPCAR - A missão da Escola é preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Além das disciplinas do currículo do ensino médio, o CPCAR prepara os alunos no campo militar com o mais elevado comprometimento aos preceitos definidos pelo Comando da Aeronáutica. A EPCAR já formou mais de 12 mil alunos, atuando desde 1949.

 

 Fotos: 3S Valentim

Fim do conteúdo da página