Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Militares da Epcar participam de treinamento de busca e resgate
Início do conteúdo da página

Militares da Epcar e do corpo de bombeiros de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Uberaba participaram, na última semana, de 6 a 10 de novembro, do treinamento “Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas”, promovido pelo Corpo de Bombeiros, nas dependências do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres  - PEMAD, em Juiz de Fora.


O treinamento teve como objetivo capacitar os participantes para atuarem na busca, localização e resgate de vítimas soterradas em estruturas colapsadas, com foco no período chuvoso, que teve início em novembro. Foram ministradas oficinas teóricas e práticas de socorro de vítimas em locais de difícil acesso, técnicas de salvamento, normas de segurança em operação de busca e resgate, atendimento pré-hospitalar em estruturas colapsadas, dentre outras.

O curso foi ministrado com base em teorias da gestão e administração de desastres, orientadas pela Organização das Nações Unidas, a fim de manter a padronização internacional no atendimento destas catástrofes. Para o 1º Tenente de Infantaria Marcell Augusto Nogueira Novaes Craveiro da Costa, além de capacitar tecnicamente o militar para atuar em situações de resgate, o treinamento prepara o combatente para as missões de paz, que acontecem, geralmente, em locais com grande incidência de desastres naturais, como o Haiti.


Estruturas Colapsadas
Um desastre natural é uma catástrofe que ocorre quando um evento físico muito perigoso (tal como uma tempestade, um desabamento, uma inundação, um incêndio, etc) provoca direta ou indiretamente danos extensos à propriedade, faz um grande número de vítimas, ou ambas. Nos últimos anos, principalmente com a grande ocorrência de terremotos pelo mundo, tornou-se imprescindível para as equipes de resgates, a melhoria e criação de procedimentos de busca e resgate em estruturas colapsadas.

Fotos: CBM MG

Fim do conteúdo da página