Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Semana da Asa é sucesso de público
Início do conteúdo da página

Mais de 6 mil pessoas, de Barbacena e outras cidades do Estado, compareceram ao aeroporto de Barbacena para prestigiar o Sábado Aéreo da Epcar. O evento fez parte das  atividades da Semana Da Asa, promovidas em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado no dia 23 de outubro.


A banda de Música da EPCAr abriu as comemorações com um concerto emocionante, na quinta-feira (19). O público vibrou com o repertório, nacional e internacional, que foi do clássico ao pagode. A apresentação foi transmitida ao vivo pela TV Diversa, canal 40, para Barbacena e região e pela internet.

A tradicional solenidade militar foi presidida pelo Comandante EPCAr, Brigadeiro-do-Ar José Aguinaldo de Moura, na sexta-feira (20), e contou com a presença de autoridades civis e militares. Na oportunidade, foram entregues medalhas de prata e bronze, aos militares que completaram 20 e 10 anos de bons serviços prestados, respectivamente. Também foi realizada a leitura da Ordem do Dia e o canto do Hino dos Aviadores.

Atrações não faltaram para as pessoas que foram curtir o Sábado Aéreo no aeroporto. Além dos atendimentos e orientações realizados pelos militares do Esquadrão de Saúde de Barbacena, o público se divertiu com a apresentação de cães da Polícia Militar, exposição de aeronaves e de aeromodelos, saltos de paraquedismo com a Equipe Falcões e voos panorâmicos. Foram sorteadas vagas em 4 voos para os participantes que doaram 1kg de alimento não perecível. Ao todo foram arrecadadas mais de uma tonelada de alimentos que serão doados para instituições filantrópicas da cidade.

Pedro Henrique Magalhães da Silva, de 14 anos, veio de Belo Horizonte, com o pai e o irmão mais velho para comemorar o aniversário no Sábado Aéreo. O adolescente, que está se preparando para entrar na EPCAr, foi um dos ganhadores do voo panorâmico e relatou a emoção de voar em uma aeronave da Força Aérea. “A sensação de voar no Caravan é inexplicável. Minha adrenalina estava tão alta que nem me importei com as instabilidades do voo. Ver a EPCAr do alto foi demais. Esse voo vai ficar marcado na minha história”, afirmou.

A chuva não atrapalhou a belíssima demonstração da Esquadrilha da Fumaça, que encantou o público no encerramento do evento. Foram executadas emocionantes manobras, coletivas e individuais, com 7 aeronaves modelo A29 – Super Tucano. Foi a primeira vez que a demonstração foi realizada com este modelo de aeronave em Barbacena.

Na manhã de domingo (22), muita disposição e animação marcaram mais uma edição da Corrida da Asa, que mobilizou mais de 400 corredores de rua. O barbacenense Reginaldo José da Silva correu os 7km, em 24min, e fez o melhor tempo geral da prova. Os militares da guarnição de Barbacena também prestigiaram a corrida. Destaque para a Segundo Tenente Mariana Meireles Henriques e para o Terceiro Sargento Ítalo Gonçalves Cunha Pires, do Grupamento de Apoio de Barbacena, que fizeram o melhor tempo feminino e masculino, respectivamente.



Fotos: 1S Leopoldo

Fim do conteúdo da página