Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAr encerra atividades do Programa Forças no Esporte 2016
Início do conteúdo da página

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou nesta terça-feira (13.12) o evento de encerramento das atividades do ano de 2016 do Programa Forças no Esporte (PROFESP).

45 crianças atendidas pelo projeto concluíram o programa depois de 2 anos de participação, os demais integrantes recomeçam as atividades no início de 2017 com mais 100 crianças que comporão a nova turma .

A Banda de Música da Escola realizou uma apresentação musical com a participação das crianças e o evento contou com a presença do Comandante da EPCAR, Coronel aviador José Aguinaldo de Moura e dos familiares dos integrantes, além dos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) que são voluntários no projeto.

A Sra. Shirlene Moura, voluntária que está atuando no projeto há 7 meses, comenta a sua importância:
"O importante neste projeto é a inclusão social e o reforço dos valores de respeito e família, que atualmente estão se perdendo na sociedade em que vivemos. Reforçamos tudo o que os alunos aprendem na escola e a prática de esportes facilita esse aprendizado. Estou há 7 meses nesse programa e o avanço e a mudança de comportamento é visível nestas crianças" conclui.

Atualmente o projeto contempla cento e cinquenta crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, de ambos os sexos, da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale, localizada no bairro Ipanema,área de vulnerabilidade social, na cidade de Barbacena (MG).

O PROFESP têm como proposta pedagógica contribuir para um relacionamento respeitoso com o próximo, trabalhando valores, desenvolvendo competências e coordenação motora, condições estas necessárias para o aprendizado futuro. Para fins didáticos, as atividades são trabalhadas em dois campos, sendo eles: o esportivo e o complementar. A EPCAR disponibiliza seu efetivo civil e militar, que atuam de forma voluntária.

No campo esportivo, são oferecidos futebol, atletismo, futsal, vôlei, orientação e basquete. Já, na área complementar, são ministradas palestras sobre autoestima, motivação, etiqueta, valores éticos e morais, trabalho em equipe, bem como aulas de inglês, português, raciocínio lógico-matemático e informática. Ainda, são oferecidos musicalidade, xadrez, artes, brincadeiras, capoeira, agroecologia, ordem unida, além de avaliação médica e atendimento psicopedagógico.

O PROFESP, desenvolvido pelos Ministérios da Defesa e do Esporte, tem como objetivo, através da prática esportiva e de atividades complementares, contribuir para inclusão social de crianças e adolescentes de áreas de riscos sociais.

Fotos: 1S Leopoldo

Fim do conteúdo da página