Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Dia da Independência é marcado por Desfile cívico-militar
Início do conteúdo da página

O Dia da Independência foi marcado pelo desfile cívico-militar em Barbacena (MG) .

A tradicional parada aconteceu na Avenida Governador Bias Fortes e teve a participação da Escola Preparatória de Cadetes( EPCAR) com mais de mil militares do efetivo.

A tropa foi composta pelo grupamentos masculino e feminino de oficiais e graduados, pelotão de recrutas, de cabos e soldados e grupamento de alunos veteranos. Além da participação especial das crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP). O desfile foi iniciado contando um pouco da história da tradicional escola de Barbacena, a missão da unidade e a composição do seu efetivo.

A Tenente Kely Cristina Rosa, pedagoga do Quadro de Oficiais Convocados fala da emoção de participar da parada militar.

“ É o primeiro desfile que participo e é um momento de representarmos a nossa pátria e para mim está sendo um motivo de grande orgulho.” afirma

Os pontos altos do desfile foram marcados pela evolução do pelotão de choque formado pelo Corpo de Alunos da EPCAR, a representação do clube de voo virtual, e um grupamento que formou o desenho da aeronave Grippen NG. O Exército Brasileiro também foi representado pelos Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

A solenidade foi presidida pelo Contra-almirante Alfredo Martins Murada, Diretor do Centro de Análises de Sistemas Navais, com a presença do Comandante da EPCAR, Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura e demais autoridades representativas da cidade.

O Dia da Independência é celebrado em parceria com a Prefeitura do Município de Barbacena,e outras instituições participaram do evento com pelotões e viaturas das unidades de Polícia Militar de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar e 24 escolas das redes estadual e municipal.

Segundo a Polícia Militar o tradicional desfile atraiu público de 9 mil pessoas da cidade de Barbacena e regiões adjacentes.

 

Fotos : 1S Leopoldo, 3S Matheus Melo e  S2 Adriano Barbosa

Fim do conteúdo da página