Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Astronauta Marcos Pontes visita EPCAR
Início do conteúdo da página

                      O primeiro astronauta Brasileiro ministrou palestra ao Corpo de Alunos

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) recebeu na manhã desta quarta-feira (17.08) a visita do astronauta Brasileiro Marcos Pontes para ministrar palestra motivacional ao Corpo de alunos e efetivo militar e civil da Escola.

Com o tema ' O caminho para o sucesso – Tenha ousadia para dar o primeiro passo' o engenheiro contou um pouco de sua trajetória desde o ingresso na FAB até se tornar astronauta da NASA. Falou sobre as dificuldades e desafios que enfrentou para cumprir a missão de representar o Brasil no espaço e incentivou os alunos a acreditarem em seus sonhos e buscarem os seus objetivos.

"Eu lembro do meu tempo em Bauru e penso que o mais importante não é a situação atual e sim para onde você deseja ir. O mais importante é o sonho que você tem e a atitude para perseguir esse sonho. Minha mãe sempre me falava que você pode ser o que quiser na vida desde que estude, trabalhe, persista e faça mais do que esperam de você.” conclui.

Marcos Cesar Pontes é tenente -coronel da reserva e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1981 para realizar o curso de formação de aviadores na Academia da Força Aérea (AFA). Em 1989 iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Em junho de 1998 foi selecionado para o programa espacial da NASA e em 2006 partiu em direção à Estação Espacial Internacional(ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8 , com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade.

 

Fotos : S2 Adriano Barbosa

Fim do conteúdo da página