Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Dia da Vitória é celebrado em Barbacena
Início do conteúdo da página

Na manhã de sexta-feira (06.05) a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) participou de solenidade cívico-militar alusiva ao 71º aniversário do término da II Guerra Mundial, o Dia da Vitória,realizada na Praça Dom Silvério, em Barbacena (MG).

A cerimônia foi presidida pelo Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo e contou com as presenças do Comandante da EPCAR, Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura, do vice-prefeito municipal de Barbacena, Mário Raimundo de Melo e demais autoridades da cidade. O oficial-general parabenizou os combatentes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça que estavam presentes na cerimônia: Ary Lopes, João Rodrigues da Costa e Helvécio Afonso de Miranda.

"No momento em que a Pátria os chamou, sem desertar de sua missão, com fé inabalável e íntegros na difícil tarefa atribuída, vocês perseveraram na defesa da Bandeira do Brasil, preservando a liberdade da nossa Nação.” concluiu

O Dia da Vitória é celebrado em parceria com a Prefeitura do Município de Barbacena,a Guarda Municipal, a Secretaria da Casa Civil e a 2ª Companhia de Bombeiro Militar. Entre as homenagens, além do hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal e a tradicional salva de tiros, houve a participação dos Alunos da EPCAR, representando os ex-combatentes, que utilizaram réplicas dos uniformes da campanha da Itália.

Neste dia também acontece a entrega da Medalha “ Expedicionário Álvaro Jabur” que é designada àqueles que contribuíram para o engradecimento das instituições municipais de Barbacena, do estado de Minas Gerais e das Forças Armadas.

O término da II Guerra Mundial é marcado pelo dia 08 de maio de 1945 em que o Almirante Karl Dönitz, em nome do Alto Comando Alemão, assinava em Berlim, a rendição incondicional do Terceiro Reich, sendo o mesmo transmitido pela Rádio Reich.Naquela data a bravura e convicção dos soldados em ação no Monte Castelo, Castelnuevo, Formose e Montese são um capítulo importante na vitória.

Fotos: 1S Leopoldo e 3S Matheus Mello

Fim do conteúdo da página