Perguntas Frequentes
Como solicitar uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça?
Para solicitar uma demonstração, é necessário enviar um ofício assinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica com antecedência mínima de 4 meses, mencionando:
1) Nome da instituição, pública ou privada, que organizará o evento;
2) Local(is) possível(is) para o evento;
3) Data(s) possível(is) propostas para o evento (e se há interesse em ser contactado para demonstrações em outros períodos do ano, ficando no banco de dados para a montagem da Agenda do EDA em períodos diversos);
4) Objetivo do evento;
5) Público esperado;
6) Outras informações julgadas relevantes; e
7) Nome, telefone e e-mail do responsável legal pela organização do evento (imprescindível).
Recomenda-se estipular outras datas para a demonstração, tendo em vista a impossibilidade de atendimento na data solicitada.
Após a definição da Agenda, no caso de atendimento de sua localidade, o solicitante será informado pelo contato telefônico do responsável legal pela organização do evento, preferencialmente.
Na impossibilidade de atendimento, será enviado um e-mail para o responsável legal pela organização do evento.
As exibições da Esquadrilha da Fumaça são apresentações públicas, GRATUITAS, de caráter institucional, não cabendo, portanto, veiculações com propósito comercial ou de propaganda político-partidária. Em eventos fechados, os portões deverão ser abertos UMA HORA antes do início da apresentação.
O ofício deve ser enviado preferencialmente por e-mail ao:
GABINETE DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA
A/C Sr Major-Brigadeiro do Ar Antônio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Opcionalmente o ofício poderá ser enviado pelos Correios:
Esplanada dos Ministérios
Bloco M – 8º andar
CEP 70.045-900 – Brasília/DF
Caso sua solicitação seja contemplada, é possível aproveitar a presença de nossa equipe em sua cidade para que seja realizada alguma palestra ou visita em Instituição Pública. O intuito é divulgar a Força Aérea Brasileira e, principalmente, as formas de ingresso na carreira. Para informações detalhadas, acesse o Manual de Suporte da Esquadrilha da Fumaça.
Para outras informações: +55 (61) 3966-9699
Como é definida a agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça?
As demonstrações do EDA são definidas, normalmente, com até um mês de antecedência, pelo Gabinete do Comandante da Aeronáutica. Para tanto, são analisados diversos fatores, tais como:
1) Importância do evento no cenário nacional/internacional;
2) Público estimado para o evento;
3) Disponibilidade de infraestrutura aeroportuária no local ou nas proximidades;
4) Planejamento de consumo de hora de voo em função da localidade a ser atendida.
Como é produzida a fumaça?
A fumaça produzida pelos aviões da Esquadrilha é gerada pela vaporização de um óleo biodegradável específico para essa finalidade. Quando o sistema é acionado pelo piloto, o óleo é injetado no escapamento direito da aeronave e transforma-se em fumaça devido ao calor.
A Esquadrilha da Fumaça ministra palestras?
A missão da Esquadrilha da Fumaça é realizar demonstrações aéreas. Todavia, as palestras são autorizadas conforme a disponibilidade de agenda, com o intuito de divulgar a Força Aérea Brasileira. A palestra é gratuita, de caráter institucional e motivacional, não devendo haver, portanto, cobrança para as pessoas presentes.
Para solicitar uma palestra, basta seguir o passo a passo disponível neste link: Como solicitar palestras
Como realizar uma matéria jornalística com a Esquadrilha da Fumaça?
Em demonstrações, a equipe responsável pela Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça atende às solicitações da imprensa in loco, logo após o pouso na localidade ou após o voo de demonstração.
Para produção de matérias com mais detalhes, é preciso fazer uma solicitação para que o órgão de imprensa se desloque até a sede da Esquadrilha da Fumaça. A solicitação é encaminhada ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), órgão responsável por autorizar o pedido, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A solicitação precisa conter:
- Pauta da matéria;
- Outras informações que julgar necessário;
- Dados para contato: nome, endereço completo (rua, número, bairro, cidade, UF, CEP), telefone, telefone celular e e-mail;
- Comprometer-se a enviar uma cópia física do material quando da publicação de interesse do Esquadrão.
Após despacho do CECOMSAER, a Esquadrilha da Fumaça entra em contato com o solicitante.
Quem voa durante uma demonstração?
Durante uma demonstração, o piloto voa sozinho na aeronave. Em viagens ou voos de treinamento, um outro piloto ou um Anjo da Guarda pode ocupar o assento traseiro nas aeronaves que possuem esse equipamento.
Eu posso voar nas aeronaves da Esquadrilha da Fumaça?
Infelizmente os voos de pessoas não envolvidas com a atividade do EDA não estão autorizados.
Além de outros aspectos do nosso voo, a aeronave possui assentos ejetáveis, o que requer conhecimento e treinamento específicos.
Por vezes, é autorizado pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica que personalidades participem de um voo de treinamento, de maneira que o Esquadrão conquiste espaço na mídia e retorno em termos de imagem institucional, divulgando não somente o seu trabalho, mas a Força Aérea Brasileira.
Vale ressaltar, ainda, que os envolvidos precisam estar em perfeitas condições de saúde e dentro dos parâmetros exigidos pelo fabricante do assento ejetável que equipa a aeronave, bem como recebem um briefing cuidadoso de uso do equipamento, observando todas as normas de segurança.
Como funciona o sistema de escrita da Esquadrilha da Fumaça?
O sistema de escrita com fumaça foi um projeto inovador idealizado por um dos nossos Anjos da Guarda, inicialmente desenvolvido para a aeronave T-27 Tucano. Com base nesse sistema, a Embraer produziu, em coordenação com equipe de manutenção do EDA, um novo sistema de programação de escrita com fumaça para a aeronave A-29 Super Tucano.
A frase a ser escrita é configurada em um software específico antes do voo, ainda no solo. Para realizar a escrita, sete aeronaves voam em formatura “linha de frente”, ou seja, uma ao lado da outra, com velocidade constante. Ao comando do Líder da Esquadrilha, o sistema de escrita é acionado e o computador de cada aeronave controla o momento exato em que a fumaça é ligada e desligada, formando a frase que foi programada. A escrita é realizada a uma altura de, aproximadamente, dez mil pés, o que corresponde a três mil metros.
Como ingressar na Esquadrilha da Fumaça?
Todos os integrantes da Esquadrilha da Fumaça, em suas diversas especialidades, são militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
O ingresso na FAB ocorre por meio de algum processo seletivo, de acordo com a idade e escolaridade do candidato. Dentre os integrantes da FAB, a seleção daqueles que irão ocupar uma das vagas na Esquadrilha da Fumaça é feita após um conselho com os atuais integrantes da equipe.
Por exemplo, para ser piloto é necessário ingressar no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), que tem duração de 4 anos e é equivalente ao ensino superior. Após a formação, o piloto deve atingir requisitos mínimos de experiência e se tornar instrutor de voo, para então poder se candidatar a uma das vagas na Esquadrilha.
Para ser mecânico de aeronaves, o primeiro passo é ingressar no Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que tem equivalência ao ensino técnico.
Na Esquadrilha da Fumaça também existem militares de outras especialidades, tanto de carreira quanto temporários. Dentre elas, temos: jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, medicina e administração. Portanto, vai depender da sua área de interesse e nível de escolaridade.
Para saber mais sobre ingresso na FAB, acesse: www.fab.mil.br/ingresso
Posso visitar a sede da Esquadrilha da Fumaça?
O Esquadrão de Demonstração Aérea está sediado na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga/SP e pode ser visitado por qualquer pessoa. Aos finais de semana, pequenos grupos e famílias são recebidos pelos Cadetes, que os acompanham em uma visita pela AFA e pela Esquadrilha da Fumaça. Os dias úteis são reservados para grupos maiores, com horário agendado e mediante solicitação prévia.
Todos os visitantes devem atentar às orientações da AFA e realizar o cadastro prévio. O passo a passo pode ser encontrado no site da AFA: https://www2.fab.mil.br/afa/index.php/agende-sua-visita.
Venha conhecer o nosso hangar, salão histórico e aeronaves!
Como são escolhidas as músicas da trilha sonora da Esquadrilha da Fumaça?
A trilha sonora do Esquadrão de Demonstração Aérea é feita por meio de uma coletânea de músicas que realçam as emoções vivenciadas pelo público que assiste à demonstração. Para cada sequência de manobras, é selecionada uma música.
Qual é a frequência rádio utilizada pelos pilotos durante a demonstração?
Por questões de segurança, a frequência rádio utilizada pelos pilotos durante a demonstração não é divulgada. Ela é definida no briefing de preparação da demonstração. A interferência de terceiros nessa frequência compromete a segurança do voo.
Uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça pode ser cancelada?
Os mecânicos das aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), chamados de “Anjos da Guarda”, realizam um minucioso trabalho para que os aviões possam voar com o máximo desempenho e total segurança. No entanto, eventualmente pode ocorrer algum problema técnico que impeça o voo.
Uma demonstração também pode ser cancelada caso o organizador do evento não cumpra todas as exigências para que ela ocorra dentro dos parâmetros de segurança para o público espectador e para os pilotos.
Além disso, pode haver cancelamento devido às condições meteorológicas adversas e até mesmo devido à concentração de pássaros no local da demonstração.
A decisão de cancelamento é prerrogativa do Comandante do EDA, sempre considerando a segurança operacional em primeiro lugar.
Em caso de cancelamento, o organizador do evento deve realizar um novo agendamento, que precisa seguir o trâmite comum de solicitação de demonstração detalhado em nosso site.
Como é feita a inclusão de uma nova manobra ao display de demonstração?
Primeiramente, há uma reunião com todos os pilotos para avaliar a viabilidade da nova manobra e como ela vai se adequar ao display, isto é, na sequência da demonstração. A próxima etapa é a realização de voos de treinamento com o aumento gradativo da quantidade de aeronaves envolvidas. Após todos os treinamentos e avaliações necessários, é realizada uma nova reunião com os pilotos para homologar a mudança.
Existe um ranking entre as Esquadrilhas do mundo?
Não, porque as diversas esquadrilhas utilizam aviões diferentes e com características particulares. Nossa esquadrilha, todavia, é bastante admirada pelas manobras que realiza com a aeronave no dorso, ou seja, de cabeça para baixo.
Há um clima bastante cordial entre as esquadrilhas, pois há um grande interesse pela troca de experiências.
Por que é difícil voar de dorso?
Durante o voo de dorso (de cabeça para baixo), os comandos de pilotagem são utilizados de forma invertida. Ou seja, para fazer uma curva para a direita, o piloto precisa movimentar o manche para a esquerda e vice-versa. Além disso, os comandos para subir e descer também se invertem. Sem dúvidas, essa é a parte mais desafiadora da formação de um piloto da Fumaça e dezenas de voos de treinamento são realizados com a finalidade de desenvolver essa habilidade.
Redes Sociais